Cruzeiro do Sul abre Semana do Meio Ambiente e segue com programação especial até quarta-feira

Na manhã desta segunda-feira, dia 1º de junho, teve início em Cruzeiro do Sul a programação da Semana do Meio Ambiente, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado oficialmente em 5 de junho. A programação se estende até quarta-feira, dia 3, com palestras, oficinas práticas e expedições voltadas para alunos e comunidade, com o objetivo de refletir sobre sustentabilidade, resiliência climática e os impactos das atitudes cotidianas no futuro do planeta. A abertura oficial ocorreu na rampa de acesso ao Rio Taquari, com a presença do prefeito Cesar Leandro Marmitt, equipe do Departamento de Meio Ambiente, representantes da Emater e alunos da Escola João de Deus. O ato contou ainda com a participação da professora e bióloga da Univates Elisete Freitas e do biólogo Léo Jaime de Vargas, que destacaram a importância da recuperação da mata ciliar e do plantio de espécies adequadas para proteger as margens de rios e arroios. O prefeito ressaltou o compromisso do município com a conscientização ambiental e lembrou da participação de Cruzeiro do Sul na COP30, além de projetos como o Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari (PRSMCRT) e o Projeto Reflora, voltados à mitigação de desastres climáticos. Ainda nesta manhã, foi realizada uma palestra na Escola São Rafael, conduzida pela bióloga e extensionista da Emater/RS-ASCAR Vanessa Lando Bortoncello, com o tema “Educação Ambiental, Clima e Proteção Social nos territórios rurais”. À tarde, a programação seguiu com o plantio de mudas nativas no Parque Poliesportivo Municipal, envolvendo alunos e comunidade em uma ação prática de preservação. A Semana do Meio Ambiente prossegue com atividades até quarta-feira, incluindo bate-papos, oficinas e expedições ecológicas, reforçando o compromisso de Cruzeiro do Sul com a preservação ambiental e a formação de cidadãos conscientes.
Rede de Atenção Psicossocial realiza pedágio do Maio Laranja em Cruzeiro do Sul

Na quinta-feira, dia 28 de maio, a Rede de Atenção Psicossocial de Cruzeiro do Sul promoveu o primeiro pedágio de conscientização sobre o Maio Laranja, campanha nacional que chama atenção para a importância da proteção e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação ocorreu em pontos estratégicos da cidade e buscou sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de denunciar e combater qualquer forma de abuso. Profissionais da rede distribuíram materiais informativos e conversaram com a população, reforçando o compromisso do município com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Conforme a secretária da Assistência Social, Charlene da Silva Quadros, o Maio Laranja é uma mobilização que acontece em todo o Brasil e tem como objetivo dar visibilidade a um tema delicado, mas essencial para a construção de uma sociedade mais justa e segura. Em Cruzeiro do Sul, o trabalho é realizado diariamente com seriedade pelos profissionais da área, e o pedágio representou mais uma iniciativa para fortalecer a conscientização e o engajamento da comunidade. A ação reforça que proteger a infância é responsabilidade de todos e que a denúncia é fundamental para interromper ciclos de violência.
Escola Municipal da Música segue com inscrições para novos alunos

A Escola de Música de Cruzeiro do Sul segue com inscrições abertas para pessoas interessadas em aprender a tocar algum instrumento musical ou desenvolver técnicas de canto. As aulas são totalmente gratuitas. A iniciativa busca incentivar o acesso à cultura e proporcionar à comunidade a oportunidade de desenvolver habilidades musicais, além de promover bem-estar e integração social. Conforme divulgado, a proposta é convidar novos alunos a fazer parte da Escola de Música, reforçando que a música contribui para a alegria e para a qualidade de vida. Os interessados podem obter mais informações e realizar a inscrição diretamente com os professores: Mauro Gregory – (51) 99188-7431; Guilherme Gregory – (51) 99828-8276. A Escola de Música reforça o convite para que crianças, jovens e adultos participem da iniciativa e descubram os benefícios do aprendizado musical.
Canarinho vence jogo movimentado e larga em vantagem na semifinal da Copa Cruzeiro

A fase semifinal da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos teve início neste domingo (31), na sede do Tamoio, na Linha Sítio, com dois confrontos equilibrados e muita emoção em campo. No primeiro duelo da tarde, Cruzeiro e Bom Fim ficaram no empate sem gols. Apesar das oportunidades criadas pelas duas equipes, as defesas levaram a melhor e o placar permaneceu em 0 a 0, deixando a decisão totalmente aberta para o jogo de volta. Já na segunda semifinal, o Canarinho venceu o Tamoio por 3 a 2 em uma partida repleta de reviravoltas. A equipe de São Bento abriu 2 a 0 no marcador, mas viu o adversário reagir e buscar o empate. Nos minutos finais, porém, o Canarinho marcou o terceiro gol e garantiu a vitória, levando vantagem para o confronto decisivo. Antes dos jogos da categoria principal, a programação contou com um amistoso de veteranos entre Tamoio e Canarinho, reunindo atletas e torcedores na sede do clube anfitrião. Os jogos de volta serão realizados na sede do Canarinho, em São Bento. Conforme o regulamento, os mandos de campo da semifinal foram definidos pelo critério de disciplina das equipes ao longo da competição. A Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos é promovida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul e entra agora em sua fase decisiva, que definirá os finalistas da edição comemorativa dos 120 anos do município.
Cruzeiro do Sul encerra sua participação no Campeonato Integração G8 de Futsal com título no sub-21

Terminou na quinta-feira, dia 28, o 2º Campeonato Integração G8 de Futsal Sicredi 120 Anos. As finais aconteceram no Ginásio Central de Santa Clara do Sul. Destaque para as equipes de Cruzeiro do Sul, que estiveram em duas decisões. Na categoria Sub-21, Cruzeiro confirmou o título ao vencer Boqueirão do Leão por 3 a 1, com uma atuação segura e dominante em quadra. Já no feminino, Cruzeiro do Sul fez uma final equilibrada contra Forquetinha. O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal e foi decidido nos pênaltis. Melhor para Forquetinha, que venceu por 4 a 3 e ficou com o título. Mesmo assim, a equipe cruzeirense encerra a competição com grande campanha. As categorias Veterano e Força Livre haviam se despedido da competição nas semifinais. Nas outras finais da noite, Boqueirão do Leão venceu Santa Clara do Sul por 6 a 3 na categoria Veteranos. E no Livre, Santa Clara do Sul derrotou Progresso por 5 a 2 diante da torcida e conquistou o campeonato.
Decola Cruzeiro do Sul: novo ciclo de investimentos ativa estratégia para atrair empresas e integrar vales do Taquari e Rio Pardo

O fortalecimento da integração regional e a perspectiva de transformar a matriz econômica do município deram o tom ao lançamento oficial do projeto Decola Cruzeiro do Sul: conexões e oportunidades. O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (29), no auditório Hugo Schmidt, da Construtora Diamond, em Lajeado, reuniu lideranças políticas, empresariais e institucionais dos vales do Taquari e do Rio Pardo para celebrar o início de uma estratégia permanente de reposicionamento e atração de novos investimentos. Fruto de uma parceria entre a administração municipal, o Grupo A Hora e iniciativa privada, o movimento nasce com projeções robustas. Entre aportes públicos e privados previstos para os próximos anos, Cruzeiro do Sul estima receber mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos estruturantes. O montante engloba desde o projetado complexo de aviação executiva e logística — como o Condomínio Aeronáutico dos Imigrantes — até a Ponte dos Vales, concessões rodoviárias, expansão urbana e o desenvolvimento de novas frentes de habitação e energia. Presente no ato, o prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt, o Dingola, destacou o papel estratégico do município como um elo de crescimento que ultrapassa as fronteiras locais e conecta de forma definitiva as duas principais regiões produtoras do centro do Estado. “O projeto Decola Cruzeiro do Sul é o marco de uma nova era, que não transforma apenas o nosso município, mas se consolida como um motor de desenvolvimento e integração essencial tanto para o Vale do Taquari quanto para o Vale do Rio Pardo”, afirmou o prefeito Dingola. O programa IDEA Para dar suporte legal e agilidade ao novo ciclo econômico, o Executivo trabalha na reformulação total de sua política de atração de empresas através do programa IDEA (Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Atratividade Significativa). A proposta atualiza diretrizes defasadas que vinham desde 2010 e foca em cinco frentes prioritárias: indústria, comércio, serviços, tecnologia e agroindústria. O secretário de Administração e Finanças, Junior Gerhardt, ressalta que a nova legislação será encaminhada para a Câmara de Vereadores após a conclusão da minuta técnica. O formato prevê auxílio-aluguel, apoio em infraestrutura (como terraplanagem) e restituições fiscais de ICMS e ISS com base no retorno gerado. Conforme a coordenadora de Governo, Camila Scheibel, as contrapartidas exigirão critérios técnicos rígidos de sustentabilidade, uso de energias renováveis, regularidade ambiental e a priorização de fornecedores locais. A reestruturação ocorre em paralelo à revisão do Plano Diretor para garantir o crescimento ordenado pós-enchentes. Visão regional de futuro Durante a apresentação, o diretor de Conteúdo do Grupo A Hora, Fernando Weiss, lembrou que o movimento ganhou corpo a partir dos debates sobre o novo aeroporto e a urgência de dar visibilidade ao potencial logístico da cidade. Já o diretor-executivo do grupo, Adair Weiss, enfatizou a necessidade de união entre as forças da sociedade: “Quando existe união em torno de objetivos comuns, todos avançam”, apontou. A transformação iminente foi endossada por vizinhos e parceiros. A prefeita de Lajeado e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Gláucia Schumacher, surpreendeu-se positivamente com a escala dos projetos integrados. Da mesma forma, o deputado estadual Airton Artus (PDT), representando a Assembleia Legislativa, enalteceu o simbolismo do evento e reforçou que o desenvolvimento real acontece quando as administrações conseguem enxergar além de seus próprios limites geográficos.
Defesa Civil debate alternativas para moradores da região da Curva da Demanda

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul recebeu, nesta quarta-feira (27), uma comitiva da Defesa Civil do Estado para discutir o impasse que afeta diretamente os moradores da chamada parte baixa do município, localizada abaixo da Curva da Demanda na ERS-130. O encontro contou com a presença do diretor do Departamento de Gestão de Risco e Desastre do Estado, Major Felipe Stangherlin, além de representantes da coordenadoria regional da Defesa Civil, o Capitão Thalys Stobbe e o soldado Leandro. O objetivo central da reunião foi debater o futuro de comunidades como São Miguel, Lotes, Desterro e Santarém e demais áreas historicamente atingidas por inundações severas e isolamento assim que o nível das águas atinge a Curva da Demanda. A agente da Defesa Civil Municipal, Fabieli Ferrari, explicou que o encontro ainda não gerou definições concretas ou decisões finais, funcionando como um ponto de partida para o debate de novas estratégias. A partir dessas sugestões trazidas pelo Estado, a Defesa Civil local, que também contou com a participação do engenheiro Francisco Backes na reunião, dará andamento às discussões internamente. Os próximos passos incluem debates com o Conselho Municipal de Defesa Civil e com o prefeito Cesar Leandro Marmitt para avaliar qual será a melhor solução viável para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores afetados.
Semifinais da Copa Cruzeiro começam no domingo na sede do Tamoio

A fase classificatória da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração RS/MG 120 Anos foi encerrada no último domingo, dia 24 de maio, com a definição dos quatro semifinalistas da competição. Com 16 pontos conquistados, o Cruzeiro FC terminou na liderança isolada da tabela. A equipe marcou 20 gols e sofreu apenas oito ao longo da primeira fase, confirmando a melhor campanha do campeonato. Na segunda colocação ficou o Canarinho, com 11 pontos. Tamoio e Bom Fim fecharam o grupo dos classificados, ambos com oito pontos, mas com vantagem nos critérios para o Tamoio, que terminou em terceiro lugar. Já XV de Novembro e Juventus/Primavera se despediram da competição ainda na fase inicial. Conforme o regulamento, os confrontos das semifinais serão definidos entre o primeiro colocado contra o quarto, e o segundo diante do terceiro. Assim, os jogos de ida terão os seguintes duelos: Cruzeiro FC x Bom FimTamoio x Canarinho Os confrontos decisivos começam no próximo domingo (31), na sede do Tamoio, na Linha Sítio. O primeiro confronto inicia às 13h30 e o segundo jogo ocorre às 15h30. Os jogos da volta serão no Canarinho, em São Bento. De acordo com o regulamento, os mandos de campo foram decididos pela melhor disciplina. Na parte da manhã haverá amisto de veteranos entre Tamoio x Canarinho. A expectativa é de grande público para acompanhar os primeiros capítulos da fase decisiva da competição, que integra as comemorações dos 120 anos de Cruzeiro do Sul. A realização da competição é da Prefeitura Municipal.
Município conquista dois eletrocardiógrafos para ampliar atendimentos nas UBSs

A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul conquistou dois novos eletrocardiógrafos para reforçar os atendimentos nas unidades de saúde do município. Os equipamentos serão destinados à Unidade Básica de Saúde (UBS) Cléto Johner e à UBS Dr. Pereira. Um dos aparelhos foi adquirido com recursos de emenda do Ministério da Saúde. O outro foi viabilizado por meio de emenda impositiva da vereadora Maísa Siebenborn, com o objetivo de fortalecer a estrutura da atenção primária e ampliar a resolutividade dos atendimentos no município. Na última semana, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades participaram de treinamento para utilização dos equipamentos, sempre sob responsabilidade e supervisão médica. Conforme o secretário municipal da Saúde e Saneamento, Celso Kaplan, o primeiro aparelho começará a operar já na próxima semana na UBS Cléto Johner. Os exames poderão ser realizados mediante agendamento ou em situações de necessidade imediata identificadas pelo médico da unidade. Segundo Kaplan, atualmente o município precisa comprar exames de clínicas e hospitais da região. Com os novos equipamentos, Cruzeiro do Sul passa a ter maior autonomia, segurança e agilidade na identificação de possíveis diagnósticos cardíacos, qualificando ainda mais o atendimento prestado à população. A justificativa da emenda destaca que a aquisição dos equipamentos melhora a estrutura das unidades de saúde e possibilita que mais casos sejam resolvidos localmente, reduzindo a necessidade de deslocamentos dos pacientes.
Cruzeiro do Sul disputa títulos no G8 de Futsal Sicredi 120 Anos nesta quinta-feira

Cruzeiro do Sul terá duas equipes na disputa por títulos do 2º Campeonato Integração G8 de Futsal Sicredi 120 Anos, nesta quinta-feira, dia 28, no ginásio do Centro, em Santa Clara do Sul. A rodada decisiva inicia às 19h30, com a final da categoria Sub-21 entre Cruzeiro do Sul e Boqueirão do Leão. Na sequência, às 20h30, a equipe feminina cruzeirense enfrenta Forquetinha na briga pelo título. Além das decisões envolvendo Cruzeiro do Sul, a programação contará ainda com a final dos Veteranos, entre Santa Clara do Sul e Boqueirão do Leão, às 21h30, e o encerramento da competição na categoria Força Livre, às 22h30, com Santa Clara do Sul enfrentando Progresso. As equipes de Cruzeiro do Sul chegam confiantes para a rodada final e tentam trazer os dois títulos para o município.