Representante da agência de cooperação do Japão conhece áreas atingidas pelas enchentes e projetos de reconstrução

Cruzeiro do Sul recebeu na tarde desta terça-feira, 9 de junho, uma comitiva da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SERG), da Defesa Civil Estadual e da Agência de Cooperação Técnica Internacional do Japão (JICA), que realizou uma visita técnica ao Vale do Taquari para conhecer áreas afetadas pelos desastres climáticos de 2023 e 2024 e acompanhar projetos voltados à reconstrução das comunidades atingidas. O município foi uma das paradas da agenda que também passou por Lajeado, Muçum e Roca Sales. Em Cruzeiro do Sul, a comitiva visitou inicialmente a área atingida pelas enchentes no Bairro Passo de Estrela, uma das regiões mais impactadas pelos eventos climáticos que devastaram o Vale do Taquari. Na sequência, os visitantes conheceram as dependências e as obras do Novo Passo, projeto que simboliza a reconstrução e o recomeço para famílias afetadas pela tragédia. A visita contou com a presença do representante sênior da JICA em Brasília, Kazuaki Komazawa, que está no Rio Grande do Sul para identificar possibilidades de cooperação internacional nas áreas de redução do risco de desastres e reconstrução resiliente. Pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha participaram o subsecretário Fernando Mattos e o assessor da Diretoria de Estudos Diego Santos. Também integrou a comitiva o professor Fernando Dornelles, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) e membro do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática (CCARC). A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil esteve representada pelo soldado Anderson Gomes. A recepção na região foi realizada pelo capitão Stobbe e pelo soldado Leandro, do CREPDEC 8. Em Cruzeiro do Sul, a comitiva foi recebida pelo vice-prefeito Carlos Spiekermann, pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Rodrigo Borges, e pela agente da Defesa Civil, Fabiele Ferrari. A visita permitiu que os representantes da agência japonesa conhecessem de perto os impactos causados pelas enchentes no município e os esforços que vêm sendo realizados para reconstruir áreas atingidas, fortalecer a resiliência das comunidades e reduzir riscos diante de futuros eventos climáticos extremos.
Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de cadastro de reserva para motorista

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul abriu inscrições para processo seletivo simplificado destinado à formação de cadastro de reserva para a função temporária de motorista, visando atender eventuais demandas que possam surgir nos diferentes setores da Administração Municipal. As inscrições iniciaram nesta terça-feira, dia 9, e seguem até segunda-feira, dia 15, no setor de Recursos Humanos da prefeitura. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Na sexta-feira, o expediente será em turno único, das 8h às 13h. A função possui carga horária de 44 horas semanais e remuneração de R$ 3.422,53. A validade do processo seletivo e das eventuais contratações é de até dois anos, sem possibilidade de renovação. Entre os requisitos exigidos para a função está a posse de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D”. A administração municipal destaca que o processo seletivo tem como objetivo formar um cadastro de reserva, não havendo contratação imediata. Os candidatos aprovados poderão ser convocados conforme a necessidade da prefeitura durante o período de validade do certame. Edital do processo aqui
Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de cadastro de reserva para motorista

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul abriu inscrições para processo seletivo simplificado destinado à formação de cadastro de reserva para a função temporária de motorista, visando atender eventuais demandas que possam surgir nos diferentes setores da Administração Municipal. As inscrições iniciaram nesta terça-feira, dia 9, e seguem até segunda-feira, dia 15, no setor de Recursos Humanos da prefeitura. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Na sexta-feira, o expediente será em turno único, das 8h às 13h. A função possui carga horária de 44 horas semanais e remuneração de R$ 3.422,53. A validade do processo seletivo e das eventuais contratações é de até dois anos, sem possibilidade de renovação. Entre os requisitos exigidos para a função está a posse de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D”. A administração municipal destaca que o processo seletivo tem como objetivo formar um cadastro de reserva, não havendo contratação imediata. Os candidatos aprovados poderão ser convocados conforme a necessidade da prefeitura durante o período de validade do certame.
Cruzeiro do Sul conquista certificação estadual por atingir meta de vacinação da Tríplice Viral

O município de Cruzeiro do Sul está entre as cidades gaúchas reconhecidas pela atuação na área da imunização. A Secretaria Municipal da Saúde recebeu o selo Bronze da certificação Amigo da Vacina, concedido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por atingir a meta de cobertura vacinal da Tríplice Viral em 2025. A cerimônia de entrega da certificação foi realizada na semana passada, na sede institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Representando o município, participaram as enfermeiras Laís Cassuli e Luciane Sebastiany. A certificação Amigo da Vacina reconhece os municípios que alcançaram as metas de cobertura vacinal estabelecidas para os imunizantes pentavalente, tríplice viral e HPV, incentivando ações que fortaleçam a proteção da população e ampliem a adesão às campanhas de vacinação. Nesta edição, 431 municípios gaúchos receberam a certificação. Foram concedidos 142 selos ouro para cidades que atingiram as metas nos três imunizantes, 173 selos prata para aquelas que alcançaram dois indicadores e 116 selos bronze para os municípios que cumpriram ao menos uma das metas estabelecidas. Para a Secretaria Municipal da Saúde, o reconhecimento demonstra o comprometimento das equipes de saúde e das famílias cruzeirenses com a imunização, reforçando a importância da vacinação na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública.
Grande procura por sementes do programa Milho 100%

A Secretaria Municipal da Agricultura de Cruzeiro do Sul registrou, nesta segunda (08) pela manhã, uma grande procura de produtores rurais interessados no programa Milho 100%. Para o município, estão sendo disponibilizados 950 sacos de sementes, sem qualquer custo aos beneficiários.Conforme o secretário municipal da Agricultura, Gerson Kolling, cada produtor poderá solicitar até quatro sacas de sementes, respeitando os critérios estabelecidos pelo programa e a comprovação por meio da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou da antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Entre as opções disponíveis também há sementes de milho transgênico.Os pedidos devem ser realizados diretamente na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, localizada no subsolo da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prazo para encaminhamento das solicitações segue até o dia 19 de junho. Conforme levantamento da secretaria, em 2025 foram em torno de 260 produtores que se beneficiaram com o programa Troca-Troca.
Prefeitura realiza transporte de 1,3 mil metros cúbicos de dejetos de aves em propriedade de Bom Fim

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, segue prestando apoio aos produtores rurais com o serviço de carregamento e transporte de dejetos de aves entre propriedades localizadas no município. A iniciativa busca auxiliar no manejo adequado dos resíduos e contribuir para sua utilização como fertilizante em áreas agrícolas. Nos últimos dias, uma das ações foi realizada na propriedade da família de Augusto Kich, na localidade de Bom Fim. No local, foram retirados e transportados aproximadamente 1.300 metros cúbicos de material, destinado a outra propriedade rural dentro do território de Cruzeiro do Sul. Conforme o secretário municipal da Agricultura, Gerson Kolling, o município disponibiliza o serviço de carregamento e transporte dos dejetos, desde que a retirada e o destino final estejam localizados em áreas do próprio município. A medida beneficia tanto os produtores que necessitam remover o material quanto aqueles que utilizam os resíduos como adubo orgânico em suas lavouras. A família Kich atua na produção de ovos férteis, atividade que gera grande volume de dejetos e demanda manejo adequado para garantir sustentabilidade ambiental e eficiência produtiva. Segundo a Administração Municipal, o serviço integra as ações de incentivo ao setor agropecuário, contribuindo para a redução de custos aos produtores e para o fortalecimento da agricultura local.
Cruzeiro e Canarinho avançam à final da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração

A Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos conheceu neste domingo (7) os finalistas da competição. Os jogos de volta das semifinais foram realizados na sede do EC Canarinho, na localidade de São Bento, e definiram os dois times que disputarão o título da edição comemorativa dos 120 anos do Sicredi. No primeiro confronto da tarde, Cruzeiro e Bom Fim voltaram a se enfrentar após o empate sem gols no jogo de ida. Em uma partida equilibrada e bastante disputada, o Cruzeiro conseguiu a vitória pelo placar de 1 a 0. O único gol da partida saiu em cobrança de pênalti, resultado que garantiu a equipe na grande final do campeonato. A segunda semifinal reservou ainda mais emoção para os torcedores. Depois de ser derrotado por 3 a 2 no primeiro duelo, o Tamoio entrou em campo precisando vencer para levar a decisão para os pênaltis. A equipe da Linha Sítio começou melhor e abriu o placar logo nos primeiros minutos do primeiro tempo. O Canarinho, empurrado pela torcida, reagiu e chegou ao empate ainda antes do intervalo, mantendo o confronto totalmente indefinido. Na etapa final, o Tamoio voltou a ficar em vantagem após converter uma cobrança de pênalti, fazendo 2 a 1 e igualando o placar agregado da semifinal. Com o resultado, a vaga foi decidida nas penalidades máximas. Nas cobranças, o Canarinho levou a melhor e venceu por 4 a 3, garantindo presença na decisão diante de sua torcida. Com os resultados, Cruzeiro e Canarinho farão a grande final da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos. A disputa pelo título promete mais um capítulo de emoção na competição promovida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Lideranças de Cruzeiro do Sul buscam apoio do senador Hamilton Mourão para a reconstrução do município

Em busca de articulação política e recursos para acelerar a retomada do município após as enchentes, uma comitiva de Cruzeiro do Sul cumpriu agenda em Porto Alegre nesta quarta-feira (3). O vice-prefeito Carlos Spiekerman e os vereadores Júlio César Scheeren e Jorge Arley estiveram reunidos com o senador Hamilton Mourão para debater pautas prioritárias ao desenvolvimento da cidade e do Vale do Taquari. Durante o encontro, os representantes cruzeirenses apresentaram um panorama das demandas mais urgentes do município. A pauta central envolveu o repasse de verbas para obras de infraestrutura e a reconstrução das áreas severamente atingidas pelos eventos climáticos recentes. Além disso, o grupo debateu projetos voltados ao fortalecimento da economia local, fomento à geração de empregos e atração de novos investimentos capazes de elevar a qualidade de vida da população. Ao receber as demandas, o senador sinalizou apoio à comitiva e destacou o papel do Legislativo federal na recuperação das cidades gaúchas. “Meu compromisso é seguir atuando em defesa dos interesses de Cruzeiro do Sul e dos gaúchos. O trabalho conjunto entre os municípios e o Congresso Nacional é fundamental para transformar demandas em resultados concretos”, afirmou Mourão. Para o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, a mobilização das lideranças municipais junto aos representantes em Brasília é um passo fundamental no atual cenário da cidade. “Neste momento de reconstrução de Cruzeiro do Sul, precisamos somar forças e bater em todas as portas possíveis. A ida do nosso vice-prefeito e dos vereadores demonstra a união do nosso governo e do Legislativo na busca por soluções. Contar com a parceria e o olhar atento de senadores como Mourão é decisivo para darmos celeridade às obras que a nossa comunidade tanto precisa”, enfatizou o chefe do Executivo. A administração municipal reitera que seguirá mantendo o alinhamento constante com os governos Estadual e Federal, visando garantir as verbas necessárias para restabelecer a infraestrutura local e impulsionar o setor produtivo cruzeirense.
Cruzeiro do Sul disponibiliza 950 sacos de sementes pelo programa Milho 100%

A Secretaria Municipal da Agricultura de Cruzeiro do Sul está recebendo os pedidos de produtores rurais interessados em participar do programa Milho 100%, iniciativa do Governo do Estado que subsidia integralmente a aquisição de sementes de milho e sorgo para a safra 2026/2027. Para o município, estão sendo disponibilizados 950 sacos de sementes, sem qualquer custo aos beneficiários. Conforme o secretário municipal da Agricultura, Gerson Kolling, cada produtor poderá solicitar até quatro sacas de sementes, respeitando os critérios estabelecidos pelo programa e a comprovação por meio da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou da antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Entre as opções disponíveis também há sementes de milho transgênico. Os pedidos devem ser realizados diretamente na Secretaria da Agricultura, localizada no subsolo da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prazo para encaminhamento das solicitações segue até o dia 19 de junho. Conforme levantamento da secretaria, em 2025 foram em torno de 260 produtores que se beneficiaram com o programa Troca-Troca. O programa foi lançado oficialmente pelo Governo do Estado nesta semana e conta com investimento de R$ 95,4 milhões, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). A ação integra as medidas do Plano Rio Grande voltadas à recuperação produtiva do meio rural e ao fortalecimento da produção de milho e sorgo no Estado. A Administração Municipal reforça o convite para que os agricultores familiares e pecuaristas familiares aptos ao programa procurem a secretaria e garantam o acesso ao benefício, que representa uma importante oportunidade para reduzir custos de produção e fortalecer a atividade agrícola no município.
Planejamento e resiliência: debate sobre o futuro das cidades dá sequência a semana do Meio Ambiente em Cruzeiro do Sul

Dando sequência às atividades relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a administração municipal de Cruzeiro do Sul promoveu, na manhã desta terça-feira (2), mais um encontro com estudantes do município. A equipe do Executivo esteve na Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus para conduzir um bate-papo focado em engenharia, preservação e o futuro das cidades. O encontro foi liderado pelos engenheiros do município, Jacson Pacheco e Tanara Schmidt. Durante a atividade, os profissionais abordaram as diretrizes do planejamento urbano a longo prazo e destacaram o papel crucial da engenharia na prevenção de riscos e na edificação de comunidades mais sustentáveis e preparadas para os desafios climáticos. Para o engenheiro Jacson Pacheco, o diálogo com a juventude é a semente para o desenvolvimento ordenado do município. “Hoje conversamos sobre o futuro que nossa cidade colherá daqui a 20 anos. Nós trabalhamos pensando no futuro do desenvolvimento do município e é importante que desde cedo os jovens também reflitam sobre isso e participem deste planejamento da cidade que querem para o futuro”, pontuou Pacheco. Conscientização nas escolas A iniciativa integra uma programação especial organizada pela administração municipal em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado oficialmente em 5 de junho. Ao longo da semana, o Executivo preparou um roteiro de diálogos que percorrerá diferentes instituições de ensino, combinando palestras, oficinas práticas e expedições voltadas tanto para os alunos quanto para a comunidade em geral. A engenheira Tanara Schmidt ressaltou que a intenção vai além da teoria, buscando engajar os estudantes de forma ativa. “O objetivo é provocar a reflexão nos alunos sobre sustentabilidade, resiliência climática e como as nossas atitudes moldam o amanhã”, afirmou Tanara. O prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, enfatizou o compromisso da gestão em alinhar o crescimento econômico e a infraestrutura urbana à preservação ambiental. “Eventos como este são fundamentais para aproximar a comunidade e os nossos jovens do trabalho técnico que a prefeitura realiza no dia a dia. Precisamos construir uma Cruzeiro do Sul forte, segura e sustentável, e isso só se faz unindo a responsabilidade da gestão pública à conscientização das futuras gerações”, destacou o chefe do Executivo. Vivência prática e tour técnico A programação continua nesta quarta-feira (3) com uma proposta de imersão de campo. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Sehn participarão de uma expedição ambiental, que consistirá em um tour de ônibus pelas principais obras resilientes e de infraestrutura em execução no município. A atividade foi desenhada como uma vivência prática e educativa. O objetivo principal do roteiro técnico é demonstrar visualmente como as intervenções de engenharia promovidas pelo município contribuem para a transformação positiva do território, garantindo a melhoria da qualidade de vida dos moradores e elevando o nível de resiliência urbana frente aos eventos climáticos extremos.