Posto Central terá vacinação, testes rápidos e pesagem do Bolsa Família neste sábado

A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul promove, no próximo sábado, dia 30 de maio, uma ação especial de atendimento à comunidade no Posto de Saúde Central Cleto Johner. O local estará aberto das 8h ao meio-dia para aplicação de vacinas, realização de testes rápidos e também para a pesagem obrigatória do Programa Bolsa Família. Lembrando que a vacinação contra gripe segue mantendo os grupos alvo. A pesagem é destinada para crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes, independentemente da idade. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar documento oficial com foto do responsável familiar, CPF ou Cartão SUS do responsável, Cartão do NIS, caderneta de vacinação das crianças e, no caso das gestantes, a caderneta de pré-natal. A Secretaria reforça a importância da participação das famílias, tanto para manter o acompanhamento exigido pelo programa quanto para atualizar a situação vacinal e realizar exames preventivos de saúde.
Município alerta população para vacinação contra o tétano após aumento de casos no RS

A Secretaria da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul emitiu um alerta à população sobre a importância da vacinação contra o tétano, diante da preocupação com os casos registrados no Rio Grande do Sul, especialmente ao longo de 2025. Conforme dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o Estado confirmou 22 casos de tétano acidental em 2025, com seis mortes registradas até o momento. O levantamento aponta ainda que a doença segue apresentando alta letalidade, principalmente entre pessoas acima dos 50 anos. A Secretaria reforça que o tétano é uma doença grave, não contagiosa e que pode levar à morte, mas pode ser evitada com a vacinação. A recomendação é que a população mantenha a vacina antitetânica em dia, realizando uma dose de reforço a cada dez anos. A contaminação ocorre principalmente por meio de ferimentos na pele, como cortes, perfurações, queimaduras e acidentes envolvendo objetos contaminados com terra, ferrugem ou materiais sujos. Acidentes domésticos, agrícolas, enchentes, tatuagens e piercings feitos em condições inadequadas também estão entre as situações de risco. Segundo a nota técnica do CEVS, mais de 75% dos casos confirmados e quase 80% dos óbitos registrados no Estado entre 2007 e 2025 ocorreram em pessoas sem comprovação vacinal ou que nunca haviam sido vacinadas. A Secretaria da Saúde orienta que moradores procurem a unidade de saúde mais próxima para verificar a carteira de vacinação e atualizar o esquema vacinal, especialmente adultos e idosos, público mais afetado pela doença.
Última rodada da primeira fase define semifinalistas da Copa Cruzeiro

A última rodada da primeira fase da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos foi marcada por emoção e jogos movimentados neste domingo, dia 24 de maio. O grande destaque ficou para o confronto entre Bom Fim e Canarinho, em que a equipe da casa precisava de apenas um empate para assegurar a classificação às semifinais — e conseguiu o objetivo de forma dramática, no apagar das luzes. Jogando diante da torcida, o Bom Fim empatou em 2 a 2 com o Canarinho, marcando o gol salvador já nos acréscimos do segundo tempo, resultado que garantiu a vaga na próxima fase da competição. Nos demais confrontos da rodada, o Cruzeiro goleou o Juventus/Primavera por 8 a 2, enquanto o Tamoio venceu o XV de Novembro por 3 a 2, também em um duelo equilibrado. Juventus e XV se despediram da competição. Confira os resultados da rodada decisiva: Cruzeiro 8 x 2 Juventus/PrimaveraTamoio 3 x 2 XV de NovembroBom Fim 2 x 2 Canarinho Com o encerramento da primeira fase, agora a competição entra na etapa semifinal. Os confrontos da próxima fase, que inicia no domingo, dia 31 de maio, serão divulgados ao longo da semana. A Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos é promovida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, com apoio do Sicredi e do Mercado Cascata.
Município investe em bebeteca para ampliar atrações voltadas à primeira infância

O município de Cruzeiro do Sul realizou um investimento de R$ 9.233,50 na aquisição de uma bebeteca e de um conjunto de experiências sensoriais voltados à primeira infância. O novo espaço começou a ser utilizado nesta semana durante a 19ª Feira do Livro e deverá integrar, de forma itinerante, outros eventos promovidos pela administração municipal. O investimento contempla a compra da bebeteca, no valor de R$ 7.998,00, além de um conjunto de experiência sensorial, adquirido por R$ 1.235,50. A iniciativa surgiu a partir de uma solicitação do Comitê da Primeira Infância, que identificou a necessidade de ampliar os atrativos destinados aos bebês durante as atividades e eventos realizados no município. Conforme o grupo, até então as programações eram voltadas, principalmente, para crianças maiores, sem espaços específicos para os pequenos explorarem e interagirem. Com a implantação da bebeteca, a proposta é oferecer um ambiente acolhedor, lúdico e educativo para estimular o desenvolvimento infantil por meio de experiências sensoriais e do contato com livros e brinquedos apropriados para a faixa etária. O prefeito César Leandro Marmitt destacou a importância do investimento na primeira infância. Segundo ele, a administração municipal busca fortalecer ações voltadas ao desenvolvimento das futuras gerações. “Investir na primeira infância é investir no futuro da nossa comunidade. Queremos que as crianças tenham espaços adequados para aprender, brincar e se desenvolver desde os primeiros anos de vida”, afirmou.
Ministério da Saúde realiza vistoria técnica em obra da nova UBS

O município de Cruzeiro do Sul recebeu nesta quarta-feira (20) uma equipe técnica do Ministério da Saúde para acompanhar e vistoriar as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que está sendo construída no Bairro Cascata. Participaram da visita as arquitetas Eunice Carvalho e Ayla Garrido, além do arquiteto Miguel Mendes e da engenheira civil Laicia Lima. A comitiva foi recepcionada pelo secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, e pelo engenheiro da prefeitura, Jacson Pacheco. Conforme os técnicos que participaram da vistoria, a obra apresenta boa qualidade de execução. A nova UBS irá ampliar e qualificar os atendimentos na área da saúde para a comunidade do Bairro Cascata e regiões próximas. A expectativa da administração municipal é de que a inauguração da unidade ocorra no início do mês de setembro.
Cruzeiro do Sul e Mato Leitão voltam a estar conectados com entrega da nova Ponte Passo Fundo

A ligação entre Cruzeiro do Sul e Mato Leitão foi oficialmente restabelecida nesta quarta-feira (20) com a liberação do trânsito sobre a nova Ponte Passo Fundo, construída sobre o Arroio Sampaio. A estrutura devolve à comunidade uma importante conexão regional, interrompida desde a enchente histórica de abril de 2024, quando a antiga ponte, localizada na localidade de Sampaio Baixo, foi destruída pela força das águas.A nova ponte possui 43 metros de extensão e recebeu investimento aproximado de R$ 1,4 milhão. Os recursos foram viabilizados por meio da Defesa Civil Nacional, com apoio das administrações municipais de Cruzeiro do Sul e Mato Leitão. A liberação da travessia contou com a presença do prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt, e do prefeito de Mato Leitão, Arly Stöhr, além de lideranças e moradores da região que acompanharam a entrega da obra. Mais do que garantir mobilidade, segurança e melhores condições de deslocamento para moradores, produtores e motoristas, a nova ponte simboliza a reconstrução das comunidades atingidas pelas enchentes e o fortalecimento da união entre os municípios. Conforme as administrações municipais, a obra representa um importante passo no processo de retomada da normalidade e no desenvolvimento regional, restabelecendo um acesso estratégico para a economia e para a rotina das famílias que dependem da ligação entre as duas cidades.
Profissionais da educação concluem curso de pintura facial

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio do Comitê da Primeira Infância, concluiu o curso de pintura facial voltado à capacitação de profissionais da educação e integrantes do Projeto Saber Viver. A formação teve como objetivo preparar os participantes para atuação em eventos promovidos pelo município, escolas e atividades do projeto. Conforme a Supervisora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) e coordenadora do Conselho Municipal de Educação (COMED), Luciani Kich, a iniciativa proporcionou novos conhecimentos e possibilidades de aplicação prática nas ações desenvolvidas com as crianças. Segundo ela, participaram do curso 15 profissionais, que receberam orientações sobre técnicas de pintura facial, tipos de tintas adequadas para diferentes tipos de pele e propostas criativas para serem utilizadas em atividades lúdicas e recreativas. A capacitação foi ministrada por Susane Schmidt, do município de Colinas, que atua na área de serviços de estética e embelezamento. De acordo com Luciani, as técnicas aprendidas já deverão ser colocadas em prática no próximo grande evento do município, a Feira do Livro, oportunidade em que a comunidade poderá conhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais capacitados.
Cruzeiro do Sul realiza primeiro encontro do Conselho Municipal do Turismo

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul realizou, nesta segunda-feira (18), o primeiro encontro do recém-criado Conselho Municipal do Turismo (Comtur). A reunião marcou o início dos trabalhos do grupo, que terá encontros mensais para discutir ações e projetos voltados ao fortalecimento do setor turístico no município. O conselho é composto por representantes da Administração Municipal, da Emater/RS-Ascar, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cruzeiro do Sul (Acics), além de integrantes dos segmentos de bares e restaurantes. O encontro contou também com a presença da representante da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanessa Spindler. Durante a reunião foi definida a diretoria do Comtur, tendo como presidente o extensionista da Emater, Paulo Severgnini. Além da escolha da coordenação, os participantes debateram pautas iniciais e apresentaram ideias de eventos que poderão ser desenvolvidos no município. Entre os assuntos abordados estiveram atividades já em andamento, o potencial do turismo rural e a possibilidade de realização de um evento gastronômico com identidade local, valorizando as características e os sabores do município. A proposta do conselho é reunir, de forma permanente, diferentes segmentos ligados ao turismo para agregar pautas e impulsionar o setor em Cruzeiro do Sul. A iniciativa busca consolidar o turismo cada vez mais como uma atividade econômica relevante, acompanhando o crescimento registrado no Vale do Taquari nos últimos anos.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial é lembrado com exposição no saguão da Prefeitura

Nesta segunda-feira, 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o município de Cruzeiro do Sul promove uma ação especial de conscientização e valorização da saúde mental. O saguão da Prefeitura recebe uma exposição de trabalhos produzidos por integrantes dos grupos que compõem a Saúde Mental do município. A mostra reúne telas, patchwork e diversas peças de artesanato confeccionadas pelos participantes das oficinas terapêuticas. Os materiais permanecerão expostos até o final do mês de maio, em um espaço escolhido pela grande circulação de pessoas, ampliando a visibilidade da temática e aproximando a comunidade das ações desenvolvidas. Conforme o coordenador Fabrício de Saibro, os pacientes cruzeirenses têm trabalhado a temática da luta antimanicomial e do cuidado em liberdade. Segundo ele, os espaços de cuidado e convivência, como as oficinas, desempenham papel fundamental no fortalecimento da autonomia dos participantes e no acompanhamento contínuo dos usuários. Atualmente, cerca de 60 pessoas são atendidas semanalmente pelos profissionais da Saúde Mental do município.
Goleada do Canarinho e vitória do Cruzeiro marcam penúltima rodada da Copa Cruzeiro

A penúltima rodada da primeira fase da Copa Cruzeiro – Sicredi Integração 120 Anos movimentou o futebol amador neste domingo (17), em Cruzeiro do Sul. Os jogos foram realizados nas dependências do Grêmio Esportivo Primavera, na Linha Primavera. Na abertura da rodada, pela manhã, XV de Novembro e Tamoio empataram em 1 a 1. À tarde, o Cruzeiro venceu o Bom Fim pelo placar de 3 a 1. Fechando a rodada, o Canarinho aplicou uma goleada de 7 a 0 sobre o Juventus/Primavera. A competição é promovida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, com apoio do Sicredi e do Mercado Cascata. Última rodada da primeira fase A rodada decisiva será disputada no próximo domingo, dia 24 de maio, com sede na Serc Bom Fim. Os confrontos serão os seguintes: 10h15 – Cruzeiro x Juventus/Primavera14h15 – Tamoio x XV de Novembro16h15 – Bom Fim x Canarinho