A Assembleia Legislativa organiza mais três audiências públicas para tratar sobre a concessão de 1,1 mil quilômetros de rodovias estaduais à iniciativa privada. O plano projeta mais de R$ 11,3 bilhões de investimento em 30 anos. Até o momento, o governo estadual organizou três audiências públicas - uma em cada bloco da concessão. Também realizou consulta pública on -line com o registro de 1,4 mil contribuições que o Executivo gaúcho promete responder.

Entretanto, prefeitos e autoridades locais seguem com dúvidas sobre a proposta que trata sobre os pedágios e as obras nos próximos 30 anos. Inclusive, há críticas sobre a rapidez para debater o projeto que impactará a logística no estado. A reunião destinada ao bloco 2, onde estão as rodovias do Vale (ERS-128, ERS-129, ERS-130 e RSC453), está prevista para dia 16.

O prefeito João Dullius aguarda nova reunião com o Secretário Extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, a fim de discutir a localização da praça de pedágio e possíveis formas de compensação para os moradores prejudicados. Paralelo a isso, o Município também está desenvolvendo um projeto de análise das obras previstas para Cruzeiro do Sul, dentro do contrato de concessão. Conforme o secretário de Administração e Finanças, Volmir Dullius, serão pleiteadas diversas melhorias visando a segurança dos usuários, incluindo cinco rótulas de acesso na RSC-453, prevendo inclusive, a instalação de um novo Distrito Industrial, com acesso defronte ao antigo comércio de Nilo Welter, na Picada Augusta, o que foi endossado pelo secretário de Planejamento, Industria e Comercio Leandro Johner, salientando que o projeto está sendo elaborado por uma empresa especializada em engenharia viária.

Data de publicação: 11/08/2021