RSS Cruzeiro do Sul - RS Notícias de Cruzeiro do Sul/RS Tue, 07 Feb 2023 17:40:13 -0300 Tue, 07 Feb 2023 17:40:13 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://cruzeiro.rs.gov.br/rss Departamento de Esportes pretende organizar Campeonato de Bolão de Mesa Tue, 07 Feb 2023 16:21:36 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4964/?departamento-de-esportes-pretende-organizar-campeonato-de-bolao-de-mesa.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4964/?departamento-de-esportes-pretende-organizar-campeonato-de-bolao-de-mesa.html O Departamento Municipal de Esportes de Cruzeiro do Sul, por meio do seu responsável, Paulo Alexandre Mallmann, o Xande, agendou reunião para tratar sobre a realização do Campeonato Municipal de Bolão de Mesa Feminino.
Há vários anos a competição não é mais realizada no município. Diante disso, a intenção é voltar com o campeonato. O encontro para os representantes das entidades interessadas será realizado na terça-feira, dia 14, às 14h30, na Prefeitura.
]]>
Município adota nova modalidade de pavimentação na localidade de Linha Nova e no Bairro Cascata Tue, 07 Feb 2023 09:11:26 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4963/?municipio-adota-nova-modalidade-de-pavimentacao-na-localidade-de-linha-nova-e-no-bairro-cascata.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4963/?municipio-adota-nova-modalidade-de-pavimentacao-na-localidade-de-linha-nova-e-no-bairro-cascata.html Na última semana representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Cruzeiro do Sul estiveram em duas comunidades do município alinhavando questões para novas pavimentações: Linha Nova e Bairro Cascata.
No dia 1º de fevereiro, o prefeito João Henrique Dullius, o secretário de Planejamento, que interinamente está respondendo pela Administração e Finanças e Saúde e Saneamento, Leandro Johner, a procuradora adjunta, Adriana Schossler, e o vereador Demétrios Lorenzini, se reuniram com representantes da localidade de Linha Nova.
Na ocasião, conforme Johner, foi acordada a pavimentação de 650 metros da via principal da localidade, na área central desta, atendendo o salão comunitário e um núcleo maior de moradores. 
Será feito uma espécie de tratamento da via, idêntico ao já feito na maioria dos loteamentos da região, similar aos asfalto, com uma camada menor, com a mesma base, canalização, "bocas-de-lobo", meio-fio e outros. "Isso será iniciado nesta localidade, avaliado, e, ficando dentro do esperado, ampliado para outras localidades", frisa o secretário, o qual lembra que foram feitas visitas em outros municípios onde é adotado esse tipo de obra.
Além dos 650 metros de pavimentação, o restante da estrada geral da localidade, partindo da RSC-453, até o limite com o município de Mato Leitão, também será recuperado, com limpeza, alargamento, melhoria na base e demais ações para melhor trafegabilidade. O serviço deverá iniciar ainda nesta semana.
A primeira etapa será a melhoria da estrada, passando posteriormente para o preparo da base e a aplicação do material para a pavimentação, que está sendo comprado pela Prefeitura. "A durabilidade segundo as empresas que aplicam é de cinco a dez anos, o que representa em torno da metade do tempo do asfalto convencional, mas o custo também representa um investimento bem menor, ou seja, cerca de 40% do asfaltamento", assinala Johner.
O secretário lembra que a comunidade recebeu bem a ideia desta modalidade de pavimentação. Os moradores de Linha Nova já pediam por pavimentação, inclusive com o encaminhamento de um abaixo assinado.
Bairro Cascata
Este bairro da mesma forma receberá a referida modalidade de pavimentação. A reunião que acordou a obra também foi realizada com moradores na semana passada. Nesta esteve presente o vice-prefeito, João Celso Führ e a presidente da Câmara de Vereadores, Daiani Maria.
O secretário Leandro Johner frisa que a pavimentação será feita na Rua Dom Pedro II, partindo da ERS-130, numa extensão de 450 metros, até as imediações do Projeto Saber Viver.
]]>
Campeonato Municipal de Bochas terceira idade começa dia 08 Mon, 06 Feb 2023 11:14:11 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4962/?campeonato-municipal-de-bochas-terceira-idade-comeca-dia-08.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4962/?campeonato-municipal-de-bochas-terceira-idade-comeca-dia-08.html Recentemente o Departamento Municipal de Esportes de Cruzeiro do Sul, que tem a frente o servidor Paulo Alexandre Mallmann, o Xande, realizou mais uma reunião para tratar do Campeonato Municipal de Bochas, categoria veteranos e terceira idade. Na ocasião, ficou definido que a categoria terceira idade terá 7 equipes, sendo a primeira rodada na quarta-feira, dia 08 de fevereiro. A disputa será entre Linha Nova e Bar dos Carecas, Pé de Chumbo e Arroio Grande, Bar do XV e Bar do Milla. Folga a Baiuca.

Já na categoria veteranos, 12 equipes estão confirmadas, mas falta ainda a confirmação de outras duas, o que deve ocorrer até o dia 15 de fevereiro. O sorteio das chaves será dia 16 e o início da competição dia 24 de fevereiro.

]]>
Falta de times inviabiliza Campeonato Municipal de Futebol de Campo Mon, 06 Feb 2023 11:10:36 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4961/?falta-de-times-inviabiliza-campeonato-municipal-de-futebol-de-campo.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4961/?falta-de-times-inviabiliza-campeonato-municipal-de-futebol-de-campo.html Na quinta-feira, estava marcada mais uma reunião para discutir a possibilidade de realização de um novo Campeonato Municipal de Futebol Amador, que não vinha mais sendo realizado em função da falta de times interessados em participar da competição. Até então quatro equipes haviam confirmado a participação e o campeonato estava confirmado. Porém, de última hora uma equipe desistiu e acabou inviabilizando a competição com apenas três equipes.

Lembrando que o último campeonato municipal de futebol amador, em Cruzeiro do Sul, ocorreu em 2019. Na ocasião o Canarinho, de São Bento, sagrou-se campeão.

]]>
Educação infantil volta às aulas na quinta dia 09 Mon, 06 Feb 2023 11:09:10 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4960/?educacao-infantil-volta-as-aulas-na-quinta-dia-09.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4960/?educacao-infantil-volta-as-aulas-na-quinta-dia-09.html A Secretaria Municipal da Educação está organizando as atividades de volta às aulas com os professores e funcionários das escolas. Os professores das Escolas de Ensino Fundamental retornarão no dia 16/02, com palestra de Abertura de Ano Letivo para todos os funcionários da Secretaria da Educação, na comunidade católica.

O Programa de Férias para as crianças das Emeis encerra-se no dia 08/02, retornando as atividades em todas as Escolas de Educação Infantil na quinta-feira, dia 09/02. O ano letivo também será retomado em 22 de fevereiro, com o início das adaptações de novos alunos. Já as aulas das turmas de 1° ao 9° Ano retornam em 22/02 e para as Turmas de Pré e Turno Integral das Emefs iniciam em 01/03, para o período de entrevistas e adaptação das crianças.]]>
Nova seleção definiu jovens que vão prestar o serviço militar em São Gabriel Mon, 06 Feb 2023 11:05:58 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4959/?nova-selecao-definiu-jovens-que-vao-prestar-o-servico-militar-em-sao-gabriel.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4959/?nova-selecao-definiu-jovens-que-vao-prestar-o-servico-militar-em-sao-gabriel.html Na última sexta-feira (03), foi realizada a segunda e última etapa da seleção dos jovens que vão prestar o serviço Militar no 9º Regimento de Cavalaria Blindado, de São Gabriel. Esta etapa contou com a participação do novo Comandante do Regimento, o Tenente Coronel Camilo Augusto de Lima Mota, que foi recebido pelo coordenador da Junta de Serviço Militar de Cruzeiro do Sul, Ubirajara da Silva Marques e pelo prefeito João Dullius.

Ao todo foram 77 jovens cruzeirenses que fizeram o alistamento. A primeira etapa da seleção ocorreu ainda em 2022, no município de Lajeado, onde mais de 50% dos alistados já foram dispensados. Na sexta-feira, ficou definido que 12 jovens deverão embarcar, no final do mês de fevereiro, para prestar o serviço militar, em São Gabriel. 

Marques informa que dúvidas podem ser sanadas diretamente na Junta, localizada no ginásio, ou também pelo fone/whats (51) 99185-5806.

]]>
Produtores devem apresentar talões na Secretaria da Agricultura Thu, 02 Feb 2023 13:44:17 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4958/?produtores-devem-apresentar-taloes-na-secretaria-da-agricultura.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4958/?produtores-devem-apresentar-taloes-na-secretaria-da-agricultura.html A Secretaria Municipal da Agricultura começou o levantamento dos talões de produtor, onde constam as operações de compras, vendas e transferências de produção primária, efetuadas durante o ano de 2022 e que ainda não foram lançadas no sistema informatizado da Prefeitura.

O departamento assinala que todos os que quiserem se beneficiar, durante este ano de 2023, dos programas desenvolvidos pelo Município, como o cheque adubo, devem comparecer, munidos dos Talões de Produtor, nas seguintes datas:

De 30 de janeiro a 03 de fevereiro: agricultores de Boa Esperança Alta, Arroio Grande, Linha 22 de Novembro, Jaó e Maravalha;

De 06 a 10 de fevereiro: produtores rurais do bairro Glucostarck, Bom Fim, São Miguel, Santarem, Desterro e Linha Lotes;

De 13 a 17 de fevereiro: agricultores de Picada Aurora, Picada Augusta, São Bento, Linha Primavera e São Rafael;

De 20 a 24 de fevereiro: produtores rurais de Sampaio, Alto Picada Aurora, Linha 25 de Julho e Linha Nova.

]]>
Campeonato Municipal de Bochas terceira idade começa dia 08 Thu, 02 Feb 2023 13:41:24 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4956/?campeonato-municipal-de-bochas-terceira-idade-comeca-dia-08.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4956/?campeonato-municipal-de-bochas-terceira-idade-comeca-dia-08.html Ontem (01) o Departamento Municipal de Esportes de Cruzeiro do Sul, que tem a frente o servidor Paulo Alexandre Mallmann, o Xande, realizou mais uma reunião para tratar do Campeonato Municipal de Bochas, categoria veteranos e terceira idade. Na ocasião, ficou definido que a categoria terceira idade terá 7 equipes, sendo a primeira rodada na quarta-feira, dia 08 de fevereiro. A disputa será entre Linha Nova e Bar dos Carecas, Pé de Chumbo e Arroio Grande, Bar do XV e Bar do Milla. Folga a Baiuca.

Já na categoria veteranos, 12 equipes estão confirmadas mas falta ainda a confirmação de outras duas, o que deve ocorrer até o dia 15 de fevereiro. O sorteio das chaves será dia 16 e o início da competição dia 24 de fevereiro.

]]>
Carnês de IPTU e ISS já podem ser impressos no site da prefeitura Thu, 02 Feb 2023 13:38:49 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4955/?carnes-de-iptu-e-iss-ja-podem-ser-impressos-no-site-da-prefeitura.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4955/?carnes-de-iptu-e-iss-ja-podem-ser-impressos-no-site-da-prefeitura.html O setor de tributação da prefeitura informa que, a agência dos Correios já está realizando a distribuição dos carnês de IPTU, ISS Fixo e Alvarás de funcionamento e Sanitário, nos domicílios e na própria agência, no caso dos contribuintes residentes nas localidades e/ou bairros onde não há serviços de entrega.

O contribuinte também terá a opção de consulta e impressão das guias de IPTU, ISS Fixo e Taxas de Alvará de Licença e Sanitário pelo Site da Prefeitura na aba ao lado direito: portal do cidadão e da empresa/tributação/consulta ISS e ou consulta IPTU, conforme o caso, informando apenas o CPF ou CNPJ.

No caso do IPTU, somente será enviada a guia da cota única, com vencimento em 10/03/2022. O desconto será de 5% para pagamento à vista e mais 10% para o contribuinte que não tiver nenhum outro débito com o município. Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, o mesmo poderá ser feito em até 06 parcelas, sendo a primeira com vencimento em 10/03/2022, no valor mínimo de R$ 50,00, devendo ser requerido junto ao setor de tributação do município.

O setor de tributação da prefeitura informa que, a agência dos Correios já está realizando a distribuição dos carnês de IPTU, ISS Fixo e Alvarás de funcionamento e Sanitário, nos domicílios e na própria agência, no caso dos contribuintes residentes nas localidades e/ou bairros onde não há serviços de entrega.

O contribuinte também terá a opção de consulta e impressão das guias de IPTU, ISS Fixo e Taxas de Alvará de Licença e Sanitário pelo Site da Prefeitura na aba ao lado direito: portal do cidadão e da empresa/tributação/consulta ISS e ou consulta IPTU, conforme o caso, informando apenas o CPF ou CNPJ.

No caso do IPTU, somente será enviada a guia da cota única, com vencimento em 10/03/2022. O desconto será de 5% para pagamento à vista e mais 10% para o contribuinte que não tiver nenhum outro débito com o município. Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, o mesmo poderá ser feito em até 06 parcelas, sendo a primeira com vencimento em 10/03/2022, no valor mínimo de R$ 50,00, devendo ser requerido junto ao setor de tributação do município.

A novidade deste ano é a inserção do QRCode no carnê, permitindo que o pagamento seja feito via PIX em qualquer aplicativo bancário.

]]>
Polícia Civil identifica responsáveis por vandalismo na Casa do Morro Thu, 02 Feb 2023 13:36:41 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4954/?policia-civil-identifica-responsaveis-por-vandalismo-na-casa-do-morro.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4954/?policia-civil-identifica-responsaveis-por-vandalismo-na-casa-do-morro.html Na manhã de sexta-feira, dia 20 de janeiro, ao chegarem para o trabalho, os profissionais da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul se depararam com uma surpresa desagradável. Os arredores da Casa do Morro, onde está instalada a Secretaria, foi alvo de vandalismo. Do lado externo da Casa os vândalos arrancaram placas e plantas dos vasos. A dupla também se dirigiu aos banheiros externos onde foram arrancados os porta-toalhas e porta-sabonetes. O papel higiênico, o papel toalha e o sabonete foram esparramados pelo chão dos banheiros e pátio. Os suspeitos ainda arrancaram duas torneiras, fazendo com a que água ficasse jorrando até a chegada dos servidores, pela manhã.

Através das imagens das câmeras de segurança é possível ver que dois jovens, invadiram o local às 2h30 de sexta. Lembrando que o portão principal é fechado às 22h30 durante a semana.

As imagens das câmeras de monitoramento foram repassadas à Polícia Civil que trabalhou na identificação dos infratores e descobriu se tratarem de dois menores, de 13 e 14 anos, moradores do Bairro Morro 25, em Lajeado. Conforme o Comissário de Polícia Ronaldo Chagas, o processo será encaminhado a Promotoria da Infância e da Juventude. Os danos materiais deverão ser ajuizados pelo Município e custeados pelos responsáveis pelos jovens.

]]>