RSS Cruzeiro do Sul - RS Notícias de Cruzeiro do Sul/RS Mon, 15 Apr 2024 12:00:59 -0300 Mon, 15 Apr 2024 12:00:59 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://cruzeiro.rs.gov.br/rss Definida programação da XVI Feira do Livro de Cruzeiro do Sul Fri, 12 Apr 2024 08:07:45 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5630/?definida-programacao-da-xvi-feira-do-livro-de-cruzeiro-do-sul.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5630/?definida-programacao-da-xvi-feira-do-livro-de-cruzeiro-do-sul.html De acordo com a Smece, atividades ligadas à feira já serão realizadas nos dias 16 e 17 de abril. Na oportunidade serão realizadas palestras e atividades relacionadas à literatura, em todas as escolas municipais, com a escritora Márcia Funke Dieter.

A abertura da Feira do Livro será às 19h da quarta-feira, dia 24. Na noite haverá o lançamento do Projeto Biblioteca Mala de Garupa, e show musical com o Grupo Eco do Pampa.

No dia 25, quinta-feira, às 9h30 e às 14h será realizado show com o mágico e ilusionista Mateus di Macedo. A noite, às 19h, estão agendadas apresentações da Escola de Música, invernadas artísticas e do Grupo de Canto de Cruzeiro do Sul.

Na sexta-feira, dia 26, às 9h30 e às 14h30, a peça teatral Dra. Eureka e o Monstro Komilão. Já às 19h a apresentação de voz e violação com Régis Silva.

A exposição de livros estará a cargo da Livraria Kadernu’s de Arroio do Meio das 8h30 até as 21h, sem fechar ao meio-dia.

]]>
Cruzeiro do Sul chega a três casos confirmados de Dengue Thu, 11 Apr 2024 16:11:41 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5629/?cruzeiro-do-sul-chega-a-tres-casos-confirmados-de-dengue.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5629/?cruzeiro-do-sul-chega-a-tres-casos-confirmados-de-dengue.html De acordo com dados coletados até a manhã desta quinta-feira, dia 11 de abril, em termos de Dengue, o município atingiu o número de três casos confirmados. As pessoas acometidas pela doença moram nos bairros Célia, Passo de Estrela e Zwirtes. Do início de janeiro até o momento são 39 situações investigadas. Casos suspeitos são 11. Outros 25 estão descartados. Além disso, há cinco pacientes aguardando coleta e seis aguardando resultado.

Quanto a Covid-19, desde 1º de janeiro de 2024 já foram realizados 155 testes e 79 confirmados. Não há casos ativos. Não há pacientes internados. Assim como, não houve óbito relacionado à doença.

Ainda quanto a Dengue, a Secretaria segue pedindo que as pessoas continuem colaborando nos cuidados para que não haja presença de recipientes de água parada, que são os locais adequados para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela disseminação da doença, em caso de picar alguma pessoa contaminada.

A equipe da Saúde também sugere que as pessoas não deixem de fazer uso de repelente.

]]>
Dia D para vacinação contra a gripe será neste sábado, dia 13 de abril Thu, 11 Apr 2024 13:39:53 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5628/?dia-d-para-vacinacao-contra-a-gripe-sera-neste-sabado-dia-13-de-abril.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5628/?dia-d-para-vacinacao-contra-a-gripe-sera-neste-sabado-dia-13-de-abril.html A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul informa que o dia “D” para vacinação contra a gripe será realizado no sábado, dia 13 de abril, quando as duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Cléto Johner e Doutor Pereira – atenderão a população das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Além disso, a secretaria segue com a campanha até o dia 31 de maio. A exemplo do Dia D, o atendimento ocorre nas duas unidades de saúde. No Posto Cleto Johner, localizado na Rua Santa Catarina, ao lado do hospital, o atendimento é das 8h às 11h45 e das 13h às 16h. Já no posto Doutor Pereira, na Rua Visconde do Rio Branco, o atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30, de segunda a sexta-feira.

No momento da vacina é necessário que o munícipe apresente o seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade, pois o registro será nominal, assim como, é imprescindível trazer a carteira de vacinação.

O grupo prioritário para vacinação inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas (até 45 dias do pós-parto); professores; indígenas; idosos acima de 60 anos; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, mediante comprovação; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores dos transportes coletivos, mediante comprovação; e população privada de liberdade. A meta é vacinar 5.051 pessoas.

]]>
Evento discute a importância de ações perante a população idosa Thu, 11 Apr 2024 13:36:23 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5627/?evento-discute-a-importancia-de-acoes-perante-a-populacao-idosa.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5627/?evento-discute-a-importancia-de-acoes-perante-a-populacao-idosa.html Na terça-feira, dia 9 de abril, o município de Cruzeiro do Sul recebeu a enfermeira, coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa, Cátia Elizandra Siqueira, e a psicóloga Bruna de Souza Araújo. A Unidade Especial é vinculada a Secretaria de Assistência Social do Estado.

O prefeito João Henrique Dullius e o secretário da Assistência Social e Habitação Adeildo Mello se fizeram presentes. O prefeito fez a abertura, agradecendo a presença dos representantes do estado, diante da importância do assunto a ser abordado.

Diversos atores que compõem a rede de proteção do idoso no município foram convidados a participar do encontro. A roda de conversa abordou a temática: Desafios e Impactos da Política do Idoso. O objetivo é fortalecer a rede do idoso local.

Em Cruzeiro do Sul o número de idoso é de aproximadamente 3 mil pessoas, o que representa em torno de 24,2% da população. Este foi um dos assuntos abordados, a inversão da pirâmide, ou seja, atualmente o universo de idosos está maior do que a população jovem. Além disso, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior número de pessoas com mais de 60 anos de idade.

Mello destacou que é essencial compreender esta característica para pensar a gestão do município no sentido de criar ações que respondam às demandas de uma vida digna, através de políticas públicas que garantam saúde e qualidade de vida para a população idosa.

A representante do governo do estado veio provocar ações e dar exemplos de possibilidades através do que o Conselho Estadual do Idoso executa. Assim, foi reforçada a importância dos conselhos municipais para pensar ações e também fiscalizar o que vem sendo posto em prática.

]]>
Roteiro do recolhimento de lixo em Cruzeiro do Sul é ajustado Thu, 11 Apr 2024 08:32:53 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5626/?roteiro-do-recolhimento-de-lixo-em-cruzeiro-do-sul-e-ajustado.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5626/?roteiro-do-recolhimento-de-lixo-em-cruzeiro-do-sul-e-ajustado.html Recentemente o município de Cruzeiro do Sul realizou a licitação e efetivou a contratação de uma nova empresa para a coleta de lixo em todos os bairros e zona rural. A responsável pelo serviço é a Transportes e Serviços do Vale.

Tendo em vista a alta demanda e o horário reduzido para a entrega do material no ponto de recebimento, o recolhimento não estava ocorrendo da forma esperada. Assim, a empresa, com o município, desenvolveu rotas para que todos sejam contemplados. A Prefeitura lembra que alguns pontos ainda podem sofrer pequenos ajustes.

No centro e nos bairros o recolhimento do lixo ocorre em segundas, quartas e sextas-feiras, salvo nos bairros Zwirtes, Passo de Estrela e parte da Cascata, que são atendidos em terças, quintas e sábados.

Já o roteiro do recolhimento do lixo no interior ficou da seguinte maneira:

Terça-feira: Boa Esperança (parte); Linha Arroio Grande; Linha Nova; Picada Aurora; Picada Maehler; Sociedade Progresso; Três de Maio; 25 de Julho; São Rafael; e Picada Augusta.

Quarta-feira: São Bento; São Rafael (parte); São Gabriel; e na RSC-453 do limite com Lajeado até o limite com Mato Leitão.

Quinta-feira: Linha Sítio; Maravalha; São Miguel; Lotes; Santarém e Cascalheira.

Sexta-feira: São Rafael (parte) pela Rua Frederico Germano Haenssgen; Boa Esperança (parte); Linha 22 de Novembro; e Jaó.

]]>
Novo secretário de planejamento se reúne com equipe para traçar metas Thu, 11 Apr 2024 08:28:08 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5624/?novo-secretario-de-planejamento-se-reune-com-equipe-para-tracar-metas.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5624/?novo-secretario-de-planejamento-se-reune-com-equipe-para-tracar-metas.html Esta semana o novo secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Cruzeiro do Sul, Claiton Miranda, esteve reunido com sua equipe e com o secretário de Administração e Finanças, Leandro Luis Johner, o qual também já esteve à frente do Planejamento. Na ocasião foi tratado sobre as demandas que devem ser canalizadas ao novo titular da pasta e as prioridades até o final de 2024. O principal foco neste momento é o encaminhamento dos lotes para a instalação das residências conquistadas para as pessoas que perderam os seus lares durante a catástrofe de setembro de 2023 e que ainda estão no aluguel social. Além disso, a sequência da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), a qual pretende deixar em dia em torno de 800 lotes urbanos de Cruzeiro do Sul. Os profissionais ainda discorreram sobre os diversos projetos de pavimentação, tanto os que estão em andamento quanto os que ainda deverão ser atendidos ao longo deste ano. Claiton garantiu empenho e apoio a sua equipe para que as metas traçadas pela administração municipal sejam alcançadas.]]> Prefeito, secretário e engenheiro recebem coordenador regional da Defesa Civil Thu, 11 Apr 2024 08:25:17 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5623/?prefeito-secretario-e-engenheiro-recebem-coordenador-regional-da-defesa-civil.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5623/?prefeito-secretario-e-engenheiro-recebem-coordenador-regional-da-defesa-civil.html Na terça-feira, dia 9 de abril, o prefeito de Cruzeiro do Sul João Henrique Dullius, o secretário da Assistência Social e Habitação, Adeildo Mello, que também é coordenador municipal da Defesa Civil, e o engenheiro Francisco Backes, que presta apoio à Defesa Civil do município, receberam no gabinete do Poder Executivo, o novo coordenador regional da Defesa Civil, Claiton Marmitt, que é natural de Cruzeiro do Sul.

O prefeito deu as boas vindas ao novo coordenador, desejando sucesso no trabalho frente a equipe regional, colocando o município à disposição do órgão. O engenheiro Backes destacou os levantamentos a respeito da situação de imóveis que foram destruídos, ou parcialmente destruídos, principalmente pela enchente de setembro de 2023. Também foi discutido a respeito dos recursos recebidos pela plataforma Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), sendo que Cruzeiro do Sul foi o primeiro do Vale do Taquari a ser contemplado.

Marmitt também abordou a questão dos donativos recebidos pela Defesa Civil local e a forma que foram destinados aos necessitados, elogiando o trabalho feito até o momento em Cruzeiro do Sul.

]]>
Assume novo secretário da Agricultura Laudemiro Zart Thu, 11 Apr 2024 08:31:04 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5625/?assume-novo-secretario-da-agricultura-laudemiro-zart.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5625/?assume-novo-secretario-da-agricultura-laudemiro-zart.html Atualmente estava afastado da política, exercendo atividade de transporte de leite. O mesmo foi recebido pelo prefeito, João Dullius, que deu às boas vindas e desejou sucesso ao novo secretário, que assume no lugar de Milton Weiler que se licenciou para poder concorrer nas próximas eleições municipais. A visita foi acompanhada pela presidente do MDB, Marni Ledur. A decisão de Milton foi tomada na sexta-feira e nenhum outro secretário de licenciou, além de José Paulo Mallmann (PL), que indicou como substituto no Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Claiton Miranda.]]> Declaração Anual do Rebanho começa dia 15 Mon, 08 Apr 2024 16:27:16 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5622/?declaracao-anual-do-rebanho-comeca-dia-15.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5622/?declaracao-anual-do-rebanho-comeca-dia-15.html A Declaração Anual de Rebanho produz um retrato mais detalhado sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul: com ela, sabemos mais sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do nosso estado. Com informações mais robustas, podemos abrir novos mercados internacionais e também sustentar com segurança os status sanitários já alcançados pela produção pecuária gaúcha. 

O produtor pode fazer a Declaração Anual de Rebanho e os ajustes de saldo dos animais diretamente no site www.produtoronline.rs.gov.br ou informar verbalmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa AgropecuáriaEm Cruzeiro do Sul, o procedimento pode ser feito ao lado da Secretaria da Agricultura no horário de atendimento da prefeitura: de segunda a quinta das 8h às 12h e das 13h30min às 17h e nas sextas em turno único das 8h às 13h. 

 

]]>
Município abre processo seletivo para contratação de nutricionista Mon, 08 Apr 2024 16:26:14 -0300 https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5621/?municipio-abre-processo-seletivo-para-contratacao-de-nutricionista.html https://cruzeiro.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/5621/?municipio-abre-processo-seletivo-para-contratacao-de-nutricionista.html  O setor pessoal destaca que o referido profissional será aproveitado especialmente na área da vigilância sanitária. A carga horária é de 20 horas semanais.

As inscrições se estendem até o próximo dia 12 de abril. A documentação precisa ser entregue na Secretaria da Saúde e Saneamento, com sede nas dependências da Unidade Básica de Saúde Cleto Johner, na Rua Santa Catarina, no Centro, ao lado do Hospital São Gabriel Arcanjo. O edital está publicado no site do município - https://cruzeiro.rs.gov.br/

Estágio para estudante de direito

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul está com vaga de estágio para estudante de direito. Interessados devem estar com o curso em andamento e enviar currículo para o e-mail gabinete@cruzeiro.rs.gov.br até dia 10 de abril.

]]>