.

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul informa quais os produtos de maior necessidade aos desabrigados pela enchente, no momento: colchões, travesseiros, xampu, escova de dente, balde, pano de limpeza, rodo, vassoura, desodorante, sabão em pó ou liquido, feijão, arroz, azeite, macarrão, botas e luvas de borracha, sacolas plásticas e roupas íntimas. Os locais para entrega de doações são:

Água, cestas básicas e demais alimentos não perecíveis, ração e produtos de higiene e limpeza, no GREU, no Centro.

Roupas intímas, cobertores, travesseiros e roupas de cama, no Salão da comunidade católica, no Centro.

Marmitas e sanduíches devem ser entregues no Salão da comunidade católica, para Samuel Beuren, que tem uma planilha com as quantidades necessárias de cada abrigo, para evitar desperdícios.

Móveis, colchões e volumosos, na Sociedade São Rafael.

Abrigos

Conforme estimativa da Secretaria de Assistência Social 5.200 pessoas ficaram desalojadas, o que representa 42% da população estimada em 12.295 habitantes.  Inicialmente havia 880 pessoas em abrigos provisórios. Porém, muitos acabaram indo para a casa de amigos e familiares, restando hoje (08) um total de 453 pessoas nos abrigos instalados no ginásio do Centro; Maravalha; Olaria Hallmann; Linha Sitio; Glucostarck; XV de Novembro e CTG Pagos, de São Rafael, além de 80 pessoas que estão em barracas e veículos, no Passo de Estrela.

A estimativa é de que cerca de mil casas tenham sido destruídas, especialmente no Passo de Estrela, Zwirtes, Glucostarck, Bom Fim e São Miguel.

Pontes

Foram totalmente destruídas, três pontes: de Linha nova, próximo a Olaria; da localidade de Passo Fundo e de Sampaio, próximo ao Salão Quinot. Além disso, muitas estradas do interior ficaram praticamente intransitáveis, exigindo a utilização de toda a frota do município para sua recuperação.

Saúde

O Posto do Centro e ESF (antigo) e as farmácias, estarão funcionando, esta semana, todos os dias, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Procedimentos eletivos, consultas e exames estão suspensos. A prioridades é para gestantes, consultas de urgência e emergência e renovação de receitas. Também existe uma equipe itinerante visitando todos os abrigos e a comunidade do Passo de Estrela, nas casas onde existem pessoas abrigadas.

Aulas

Nesta quarta-feira (8) foram retomadas as aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Doce de Infância, do Bairro Rosa, e Novos Caminhos, do Bairro São Rafael. Atualmente o município está buscando um novo espaço para atender os alunos das outras três Emeis, atingidas pela enchente.

Já no Ensino Fundamental, as Emefs Anita Garibaldi, 25 de Julho e São Felipe tem o retorno às atividades na segunda-feira, dia 13, em função da dificuldade de transporte. As escolas dos Bairros Passo de Estrela, Zwirtes e Glucostarck foram parcialmente destruídas pelas enchentes e não tem uma data ainda para retornar.

Falta de água

A energia elétrica foi reestabelecida mas ainda falta água no Centro e Bairros. A Corsan está perfurando três poços: na praça central, no Loteamento Popular e Bairro Rosa e vai disponibilizar um contêiner de 70 mil litros para o abastecimento de baldes e galões. As operadoras de telefonia móvel estão funcionando com oscilações e a internet móvel é bem precária. O telefone de contato da Defesa Civil é (51) 98184 7952. Caso a pessoa não consiga ligação deverá enviar whatsapp que sua demanda será encaminhada.

Data de publicação: 08/05/2024

Créditos das Fotos: Divulgação