A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul informa os locais para entrega de doações aos desabrigados pela enchente:

Água, marmitas e demais alimentos prontos, cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, podem ser entregues no GREU, no Centro.

Roupas, cobertores, roupas de cama, ração para cães e gatos, no Salão da comunidade católica, no Centro.

Móveis e colchões, na Sociedade São Rafael.

Abrigos

Atualmente existem 660 pessoas desabrigadas, sendo 30 na escola Anita Garibaldi; 240 no ginásio do Centro; 49 na Maravalha; 11 no bairro Célia; 60 na casa da Luzia e na Olaria Hallmann; 22 na Linha Sitio; 19 na Glucostarck e 84 no XV de Novembro. Provisóriamente são 24 em Lajeado; 19 em Bom Retiro e 106 em Venâncio Aires. Também já foi liberado o salão do CTG Pagos, de São Rafael e conforme a necessidade, serão abertos novos pavilhões e ginásios no interior.

Pontes

Foram totalmente destruídas, três pontes: de Linha nova, próximo a Olaria; da localidade de Passo Fundo e de Sampaio, próximo ao Salão Quinot. Na Boa Esperança Alta e Baixa, as pontes resistiram mas o acesso é bem precário. No Bom fim, aparentemente não houve danos estruturais.

Saúde

O Posto do ESF (antigo) e a farmácia, estarão abertos todos os dias, das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia. Também existe uma equipe itinerante visitando os abrigos e a comunidade do Passo de Estrela.

Comunicação

A prefeitura voltou a ter comunicação e acesso a internet somente hoje (04) pela manhã, com o reestabelecimento da energia elétrica em parte do Centro. No entanto, as operadoras de telefonia móvel não estão funcionando em grande parte do Município. O telefone de contato da Defesa Civil é (51) 98184 7952. Caso a pessoa não consiga ligação deverá enviar whatsapp que sua demanda será encaminhada.

Data de publicação: 06/05/2024