Nesta terça-feira, dia 07 de fevereiro, o prefeito e vice de Cruzeiro do Sul, Lairton Hauschild e João Henrique Dullius, participaram de mais uma reunião dos G8 – Grupo dos oito municípios desmembrados de Lajeado. O encontro ocorreu em Progresso.

Na oportunidade, conforme o Dullius, foram debatidas várias questões, contudo, com mais enfase a chegada de uma nova Escavadeira Hidráulica para o Grupo e a colocação dos contêineres para a acomodação do lixo.

Quanto aos novos equipamentos para a colocação do lixo, o vice-prefeito salienta que a orientação por parte do G8, quando da chegada dos mesmos, seria fazer a instalação dos mesmos apenas quando das adequações para uma boa funcionalidade. “Entre as adequações estão a colocação dos equipamentos de uma forma correta nas vias urbanas, e que a empresa que realiza o recolhimento tenha um veículo adequado para trabalhar com os contêineres. O que ainda não é uma realidade em nosso município”, frisa. Dullius acrescenta que os contêineres são uma mudança positiva, que quando funcionando como esperado, serão ótimos. Porém, assinala que toda a mudança gera conflito e que os usuários também precisam colaborar. “Estamos fazendo estudos para resolver os problemas o quanto antes. É interessantes ressaltar que o G8 irá contratar e garantir a manutenção dos equipamentos, contudo, o recolhimento será de responsabilidade de cada município”.

Quanto a Escavadeira Hidráulica que chegou recentemente ao Grupo, ficou definido que cada integrante do consórcio terá direito de usar a máquina pelo período de um mês, de forma ininterrupta. Antes disso, será concluído todo o processo burocrático, além da contratação de um profissional para operar, assim como um caminhão “prancha” para o transporte. Isso estando concluído, a primeira cidade a usufruir do bem, conforme acordo, será Marques de Souza e posteriormente Cruzeiro do Sul. “Cada município irá usar conforme a sua necessidade, mas nós, servirá, principalmente, para a extração de material – cascalho – do rio Taquari”, diz Dullius. Cada município também irá pagar pela hora trabalhada. O valor ainda será definido. “Isso será necessário para a manutenção da Escavadeira, assim como para o pagamento do profissional e aluguel do caminhão”, observa o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul.

O chefes dos Poderes Executivos ainda realizaram uma visita junto a área que receberá a Central de Triagens, que, quando concluída, irá receber os resíduos sólidos das oito cidades.

Data de publicação: 08/02/2017