Lideranças consideram instalação precipitada e sem planejamento.

Os novos contêineres que começaram a ser instalados no mês de dezembro de 2016, no lugar das antigas lixeiras de metal, na zona urbana de Cruzeiro do Sul, vem trazendo preocupação para a Administração Municipal. Nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, o Poder Executivo esteve reunido com representantes da empresa responsável pela coleta na cidade, a Conesul.

O vice-prefeito, João Henrique Dullius, se mostra extremamente preocupado, devido as reclamações que vem recebendo de munícipes, principalmente no que diz respeito ao mau cheiro, acúmulo de água e criação de insetos e larvas, no interior dos equipamentos. “Diante disso e de outras situações, resolvemos nos reunir com a empresa responsável pela coleta”, salienta.

Estiveram no gabinete do Poder Executivo, os gerentes operacional e administrativo da Conesul, Ricardo Muradás e Gerson Lerdke, respectivamente. Conforme Muradás, a colocação dos equipamentos foi precipitada. “No ano passado deixei claro para a Administração que a nossa empresa não possuía equipamento para trabalhar com esse tipo de contêiner e que o melhor seria aguardar a colocação. Além disso, para o recolhimento, é necessário um veículo adequado, o que demanda de vários fatores, entre eles, que não está previsto no contrato vigente”, esclarece. O gerente diz que sua empresa também trabalha com contêineres em outros municípios. “Mas o nosso material é diferente, de aço galvanizado, ou seja, resistente. Com os nossos equipamentos, esse material colocado no município, uma espécie de fibra, não irá durar. Além disso, são necessários dois caminhões, um para recolher e outro para lavar”, salienta.

Atualmente a empresa Conesul segue recolhendo o lixo de forma manual, como prevê  o contrato, apesar da dificuldade de acesso nos contêineres. Devido a intensa reclamação de contribuintes, os representantes da Conesul, que tem contrato com o município até o mês de julho, informam que na próxima segunda-feira, dia 30, irão colocar um caminhão para realizar o recolhimento automatizado. “Mesmo não sendo de nossa responsabilidade, e prevendo que não irá dar certo com o nosso veículo, vamos trazê-lo ao município para fazer um teste. Proponho que alguém da Administração acompanhe o recolhimento para ver o andamentos das atividades”, diz.

Ao final os representantes da Administração agradeceram a visita da empresa e a intenção de auxiliar a tentar resolver o problema, diante de um equipamento que foi colocado de forma precipitada. O secretário da Administração, Rudi Schneider, considera falta de planejamento. “Vamos fazer o possível para que tudo funcione, de forma a não prejudicar o contribuinte.

Lembrando que Cruzeiro do Sul foi contemplado com cerca de 400 contêineres, amarelos para lixo seco e verdes para o orgânico, adquiridos através do Consórcio G-8, dos oitos municípios desmembrados de Lajeado, dentro do programa de Resíduos Sólidos.

Data de publicação: 26/01/2017