Foto: Marcio Steiner/Divulgação - Momento da assinatura do contrato, em Porto AlegreFoto: Marcio Steiner/Divulgação - Ao todo serão asfaltados 830 metros Obra de asfaltamento deve começar em até duas semanas A Administração Municipal, representada pel...

• Foto: Marcio Steiner/Divulgação - Momento da assinatura do contrato, em Porto Alegre
  • Foto: Marcio Steiner/Divulgação - Ao todo serão asfaltados 830 metros

Obra de asfaltamento deve começar em até duas semanas

A Administração Municipal, representada pelo prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, secretário da Administração Leandro Johner e secretário de Planejamento Mauro Weiler, assinou nesta quinta-feira, dia 16 de junho, em Porto Alegre, o contrato com o Badesul – Banco de Desenvolvimento S.A/Agência de Fomento RS, garantido a liberação da verba para o asfaltamento de quase um quilômetro, na ligação das ruas Albino Fleck e Laura Centeno de Azambuja. O contrato também foi assinado pela superintendente de operações do Badesul, Márcia Santana.

Conforme o Executivo, graças as contas em dia e sem financiamentos em andamento, o município garantiu a liberação de R$ 889 mil para a pavimentação da parte de chão batido, que liga os bairros Vila Rosa e Glucostarck, ou seja, a via que passa por trás do morro.

O município, desde o início da atual Administração, está em busca de recursos para a pavimentação das referidas vias. Segundo o prefeito esta é uma reivindicação antiga da comunidade e diz estar ciente dos problemas enfrentados, principalmente no verão, com a incidência de poeira.

O projeto para o financiamento havia sido encaminhado em novembro de 2015, visando a pavimentação asfáltica de cerca de 830 metros de extensão, com calçada de passeio de um dos lados, desde o cruzamento da rua Albino Fleck com Eugênio Floriano Sehn até o cruzamento da Laura Centeno de Azambuja com a rua Oscar Lopes da Silva. O prefeito destaca que este foi o segundo projeto encaminhado pela atual Administração no intuito de pavimentar o trecho. “Estamos lutando por este asfalto desde 2013”, lembra Marmitt.

Para agilizar o processo, tendo em vista o período eleitoral, paralelamente a Administração realizou o processo licitatório da obra, passo este que, caso o financiamento fosse aprovado, já estaria pronto. Diante do parecer favorável pela liberação do recurso, nesta quinta-feira, os representantes também foram até a empresa vencedora da licitação – Coesul, de Porto Alegre – e assinaram o contrato para a execução.

A obra custará R$ 1.075.414,00. Além do valor financiado (R$ 889 mil), o município entrará com uma contrapartida de R$ 186 mil. O valor financiado terá uma carência de 12 meses para iniciar a ser pago, parcelado em mais 48 vezes. O juro será de 4% ao ano.

Segundo o secretário Leandro Johner, em até duas semanas, a obra deve ser inciada. “Temos até o dia 2 de julho para dar a ordem de início e entregar uma medição. Os trabalhos devem iniciar imediatamente para que não seja interrompida devido o período eleitoral”, assinala.

Data de publicação: 17/06/2016