Plano projeta educação até 2025A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte (Smece) iniciou na última semana a fase de diagnóstico do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Plano projeta educação até 2025

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte (Smece) iniciou na última semana a fase de diagnóstico do Plano de Ações Articuladas (PAR). O trabalho é desenvolvido por uma equipe, tendo a frente a secretária Aline Inês Dullius e as coordenadoras pedagógicas, Roselene Marmitt e Roseli Poletto.
O PAR é o conjunto de ações, apoiado técnica e financeiramente pelo Ministério da Educação (Mec), que visa ao cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação, sendo base para o termo de convênio ou cooperação firmado entre o Mec e o ente apoiado.
No município de Cruzeiro do Sul o PAR começou a ser trabalhando em 2015, com a elaboração dos Planos Municipais de Educação. Conforme a secretária, diante das metas dos Planos Municipais, articulados pela comunidade escolar, está sendo viabilizada a Educação até o ano de 2025. “Isso inclui melhoramento de infraestrutura, formação dos professores, material didático e pedagógico. Tudo que acreditamos ser necessário para uma Educação da qualidade”, diz.
Ao longo dos últimos dias, as profissionais estiveram debruçadas sobre o site do Simec – Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação – incluindo os dados necessários para o andamento do Plano. O Simec é um portal operacional e de gestão do Mec, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no Simec que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.

Foto – Marcio Steiner

Data de publicação: 27/05/2016