Campanha se encerra nesta sexta-feira (20).Encerra nesta sexta-feira, dia 20 de maio, a campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1. Processo que iniciou no dia 25 de abril e teve o seu dia D, em 30 do mês passado.

Campanha se encerra nesta sexta-feira (20).

Encerra nesta sexta-feira, dia 20 de maio, a campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1. Processo que iniciou no dia 25 de abril e teve o seu dia D, em 30 do mês passado.
A Secretaria Municipal da Saúde comemora, pois 2016 foi o ano com a maior procura dentre todas as campanhas. Conforme a enfermeira responsável, Sofia Müller, a meta para Cruzeiro do Sul era vacinar 2.783 pessoas dentro do chamado grupo de risco, ou prioritário. Até a quarta-feira, dia 18, haviam sido vacinadas 2.946 pessoas, representando um percentual de 105%. O maior número foi de idosos, num total de 1.861 aplicações, seguido de crianças – 880; trabalhadores da saúde – 136; gestantes – 54; e puérperas – 11.
A enfermeira destaca a grande procura dos pais para vacinarem as suas crianças, que, em anos anteriores, não ocorria com tanta incidência. Inclusive, a maior procura, durante o dia D, foi deste público.
Devido aos números alcançados, a enfermeira Sofia informa que as doses estão acabando, contudo, a campanha segue até esta sexta-feira para os grupos prioritários, nas duas Unidades Básicas de Saúde.

Grupos de Risco

Quem tem direito a vacina são idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; portadores de doenças crônicas; diabéticos; hipertenso com comorbidade – com alguma outra doença cardíaca ou renal – e portadores de HIV; asmáticos; obesos; crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes em qualquer período gestacional; puérperas (mulheres que tiveram bebê em até 45 dias); pacientes com câncer e transplantados; indígenas; e detentos. No caso das doenças é necessário que a pessoa apresente cópia da receita ou atestado médico.

Contra indicações

Pessoas que têm alergia a ovo e/ou outro componente da vacina não devem fazê-la. Quem está gripado, com febre e em tratamento de quimioterapia ou radioterapia devem procurar orientação com seu médico.

Foto – Ilustrativa

Data de publicação: 19/05/2016

Compartilhe!