Há preocupação com redução do repasse do FMPDe 9 a 12 de maio, o chefe do Poder Executivo Municipal, Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, participou, com outras centenas líderes, da 19ª edição da Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Há preocupação com redução do repasse do FMP

Marmitt considera a Marcha fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento das cidades. “Lamentamos pois hoje os municípios estão ficando com as responsabilidades e os recursos ficam retidos na União e Estado. Graças a Marcha ocorreram várias conquistas que vieram agregar ao dia a dia dos municípios. São situações que vão ficar no orçamento e que, por hora, não serão perdidas”.
Ainda conforme o prefeito, nesta oportunidade a Marcha quase não foi divulgada, tendo em vista que o foco era o Governo Federal e o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Em pauta, como destaque, Dingola cita o fechamento de contas do ano e fim de mandato; a judicialização da saúde; e a luta pelos royalties, que “sem dúvida irão agregar um valor considerável ao orçamento dos municípios”.
Além disso, o chefe do Executivo salienta que os prefeitos ficam “de mãos amarradas” pelo que está ocorrendo no Governo Federal. “A preocupação é grande, pois essa crise deverá persistir ainda em 2017. Neste ano, por exemplo, em comparação com 2015, o FPM – Fundo de Participação dos Municípios – teve uma queda de 5% no repasse para os municípios. O valor é significativo para Cruzeiro do Sul. Os percentual representa cerca de R$ 350 mil a menos, até o momento, dentro do que é previsto em sua normalidade. Até o final do ano pode beirar a ordem de R$ 1 milhão. Para um município pequeno, isso freia em muito a prestação de serviços para a comunidade”, destaca.
Por último o prefeito informa o quanto o município já conquistou desde o início da marcha dos prefeitos, ao longo de suas 19 edições. O montante é de R$ 16.914.802,33.

Foto – Marcio Steiner

Data de publicação: 19/05/2016