A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) realizou um encontro, no dia 3 de maio, com os integrantes da Secretaria e todas as diretoras do município, com integrantes do grupo Seixo no ie – Luiz Antônio Gomes, de São Paulo e Eloisa dos Santos Cardoso, Pedro Paulo de Souza e Míriam de Moares Godoy Ramos, de Porto Alegre, que desenvolvem o projeto Educando para a Vida.
Segundo a secretária da Educação Aline Inês Dullius, o projeto Educando para a Vida já é praticado em São Paulo e agora está sendo implantado no Rio Grande do Sul. “A ideia foi proporcionar uma manhã para as diretoras, dentro de uma ideia que vem ao encontro do tema da educação deste ano no município que é Educação Qualificando Vidas. O palestrante, professor Luís Antônio veio com uma proposta de trabalho sobre o avaliar-se, qual o meu papel, o que estou fazendo, como posso melhorar”, diz a secretária.
Conforme a coordenadora pedagógica Roseli Poletto, foi “um momento de reflexão e de sensibilização, para parar e pensar no nosso agir. As pessoas estão carentes de afeto, atenção e carinho. Ele deixou claro que se você tem isso, consegue melhorar o dia a dia, tanto pessoal quanto profissional”, conta.
Segundo Aline, a partir desse encontro, as diretoras vão repassar aos professores e estes aos seus alunos. “É pontual esta proposta de trabalhar a pessoa em si, a autoestima, a valorização pessoal, pois neste mundo onde o é um desafio ser professor, é necessário estar de bem consigo mesmo para atender a demanda diária.

Seixo no ie

É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza. É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus.

Fotos Marcio Steiner

Data de publicação: 12/05/2016