Agentes comunitárias de saúde da zona rural irão reforçar a equipe da zona urbana A partir do próximo dia 09, segunda-feira, as Agentes Comunitárias de Saúde que realizam suas atividades no interior do município serão deslocadas em período parcial pa...

A partir do próximo dia 09, segunda-feira, as Agentes Comunitárias de Saúde que realizam suas atividades no interior do município serão deslocadas em período parcial para dar apoio à equipe que está trabalhando no combate ao mosquito aedes aegypti na zona urbana da cidade. Dessa forma, serão 19 Agentes Comunitárias de Saúde e um Agente de Controle de Endemias que estarão visitando os imóveis urbanos de Cruzeiro do Sul.

Esse novo mutirão será mantido, a princípio, até o final do mês de junho de 2016. Ressalta-se, contudo, que as Agentes Comunitárias de Saúde da zona rural continuarão realizando esse mesmo tipo de atividade na área de sua abrangência principal, sendo que o interior do município não ficará descoberto das ações que envolvem o combate ao mosquito.

Dessa forma, a Administração Municipal solicita que a população receba de forma amistosa os Agentes de Campo, bem como continue fazendo a sua parte no que diz respeito aos cuidados com a água parada.

Reunião entre o município e a 16ª CRS discute ações para o combate do mosquito

Na última segunda-feira (02), no Gabinete do Prefeito de Cruzeiro do Sul, ocorreu uma reunião com a presença do Chefe do Poder Executivo Municipal, Cersar Leandro Marmitt, da Secretária Municipal de Saúde e Saneamento, Rosecler Mallmann, de servidores das equipes de Vigilância Ambiental e da Atenção Básica em Saúde do Município e de uma equipe da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS). A pauta teve por objeto a discussão das ações que envolvem o Município no combate ao mosquito aedes aegypty.

Dentre os assuntos tratados, apontou-se a necessidade de todas as Secretarias Municipais realizarem um trabalho conjunto no combate do mosquito, uma vez que cada órgão municipal é peça importante de uma única grande engrenagem que deve enfrentar o aedes. Ou seja, o combate ao mosquito não é atribuição apenas da Secretaria de Saúde e Saneamento.

Também discutiu-se, entre outros pontos, a importância do atingimento da meta de 100% de visitação dos imóveis cruzeirenses nos meses de maio e junho de 2016, o que alcança desde terrenos baldios até áreas edificadas, momento em que as Agentes Comunitárias de Saúde e o Agente de Controle de Endemias farão as ações de visitação.

Evento em parceria com a vigilância ambiental da 16ª crs capacita e esclarece dúvidas de servidores municipais

No dia 20 de abril realizou-se um evento que contou com a presença das Agentes Comunitárias de Saúde, da equipe da Atenção Básica da Saúde e da Vigilância em Saúde do Município no intuito de capacitar e esclarecer dúvidas sobre as atividades envolvendo a campanha de combate ao mosquito aedes aegypty.

O evento foi conduzido pela médica veterinária Flávia Pereira Bavaresco e pela bióloga Carolina Brandt Gualdi da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O encontro abordou questões básicas da divisão da Vigilância em Saúde (Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador), mas dando especial ênfase às atividades de campo no combate ao mosquito e à necessidade de engajamento de toda a equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento, bem como das demais Secretarias do Município.

Fotos – Marcio Steiner

Data de publicação: 09/05/2016