A Administração Municipal informa que recentemente foi aprovado pelo Badesul – Banco de Desenvolvimento S.A/Agência de Fomento RS, o projeto que visa a pavimentação das ruas Laura Centeno de Azambuja e Albino Fleck, que ligam os bairros Vila Rosa e Glucostarck, ou seja, a via que passa por trás do morro.

Agora, conforme o secretário da Administração Leandro Johner, resta apenas a aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, está confiante diante da aprovação do recurso, via financiamento, na ordem de R$ 1 milhão, tendo em vista que o município está com as contas em dia e toda documentação em ordem.

O Poder Executivo, desde o início da atual Administração, está em busca de recursos para a pavimentação das referidas vias. Segundo o prefeito esta é uma reivindicação antiga da comunidade e diz estar ciente dos problemas enfrentados, principalmente no verão, com a incidência de poeira.

O novo projeto foi encaminhado em novembro de 2015 no Badesul e visa a pavimentação asfáltica de cerca de 950 metros de extensão, com calçada de passeio de um dos lados, desde o cruzamento da rua Albino Fleck com Eugênio Floriano Sehn até o cruzamento da Laura Azambuja com a rua Oscar Lopes da Silva.

O prefeito destaca que este é o segundo projeto encaminhado pela atual Administração no intuito de pavimentar o trecho. O primeiro foi em 2013, no objetivo de angariar recursos via PAC 2, etapa 3. “Tivemos o projeto aprovado no PAC 2, contudo, não houve a liberação dos recursos por parte do governo Federal”, diz.

Pavimentação poderia estar pronta

Segundo o prefeito a referida obra poderia estar pronta, ou em fase de conclusão. Isso pelo fato do projeto ter sido aprovado no ano de 2012, quando a administração anterior fez o encaminhamento via PAC 2, etapa 2. Na ocasião o Executivo iria receber o valor de R$ 3 milhões, devendo entrar com uma contrapartida de R$ 202.528,49.

O valor deveria ser usado para a pavimentação das duas ruas (Albino Fleck e Laura Azambuja) e outras vias, beneficiando moradores dos bairros Glucostarck, Vila Rosa, Vila Italiana, Vila Célia e Cascata. Ainda conforme Marmitt, o recurso só não veio, pelo fato de não ter sido envidado, após a aprovação do projeto, um documento chamado Carta Consulta, onde o prazo para o envio era, impreterivelmente, até o dia 23 de novembro daquele ano (2012).

Demais obras em andamento

Conforme Dingola, recentemente foram retomadas as obras, pela empresa responsável, da pavimentação das ruas Nicolau Zart, no bairro São Rafael e Silvestre Siebenborn, no bairro Glucostarck. “A demora na liberação dos recursos por parte da União e as condições climáticas desfavoráveis ajudaram no atraso dos trabalhos. Agora, tudo está a cargo da empresa vencedora do processo licitatório. Queremos que as obras sejam conclusas o quanto antes para beneficiar os moradores”, assinala Marmitt.

Foto – Marcio Steiner

Data de publicação: 04/05/2016