A Secretaria Municipal da Saúde informa que até o momento foram vacinadas 2.064 pessoas enquadradas nos grupos de risco, contra a gripe H1N1. Isso significa em torno de 65% da meta que é 3.040 pessoas. A maior fatia, dentro do grupo prioritário é de idosos, que correspondem a 1.987 pessoas, destas, 1.358 já procuraram pelas doses.
No sábado, 30 de abril, dia D, para a vacinação foram atendidas exatamente 100 pessoas na Unidade Básica de Saúde da rua Santa Catarina, no Centro. Conforme dados da enfermeira Sofia Müller, a maior procura foi por parte de pais para vacinar os seus filhos. Ao todo foram aplicadas doses em 48 crianças de seis meses a cinco anos de idade. O demais atendimentos foram a 44 idosos e os outros oito de demais pessoas com direito a vacina.
A campanha iniciou no dia 25 de abril e segue até 20 de maio, sendo realizada nas duas UBS da cidade. Até o momento foram vacinadas 1.358 idosos, 295 crianças, 252 pessoas com doenças cronicas, 102 trabalhadores da saúde, 47 gestantes e dez puérperas.
A secretária da saúde Rosecler Mallmann lembra que familiares que possuem idosos acamados devem entrar em contato com o posto, pelo telefone 3764.1176, requisitando a visita domiciliar da equipe de saúde para aplicação da vacina.

Grupos de Risco

Neste momento, quem tem direito a vacina são idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; portadores de doenças crônicas; diabéticos; hipertenso com comorbidade – com alguma outra doença cardíaca ou renal – e portadores de HIV; asmáticos; obesos; crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes em qualquer período gestacional; mulheres que tiveram bebê em até 45 dias; pacientes com câncer e transplantados; indígenas; e detentos. No caso das doenças é necessário que a pessoa apresente cópia da receita ou atestado médico.

Contra indicações

Pessoas que têm alergia a ovo e/ou outro componente da vacina não devem fazê-la. Quem está gripado, com febre e em tratamento de quimioterapia ou radioterapia devem procurar orientação com seu médico.

Foto – Marcio Steiner

Data de publicação: 04/05/2016