Iniciou na segunda-feira, dia 25 de abril, a campanha de vacinação contra a Gripe H1N1. A vacina pode ser solicitada, pelas pessoas que se enquadram nos grupos de risco, nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h30.

Iniciou na segunda-feira, dia 25 de abril, a campanha de vacinação contra a Gripe H1N1. A vacina pode ser solicitada, pelas pessoas que se enquadram nos grupos de risco, nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h30. Lembrando que o atendimento pode ser procurado durante o meio dia.
No primeiro dia de vacinação as UBS registraram grande movimentação, inclusive, por momentos, com geração de filas. Na segunda-feira foram aplicadas 529 doses, sendo 370 apenas em idosos. Conforme a enfermeira Sofia Müller, também foi registrado uma procura considerável para aplicação da vacina em crianças. “Por outro lado, o número de gestantes e puérperas ainda está bem abaixo do esperado”, destaca a enfermeira.
A meta do município é vacinar 3.040 pessoas dos grupos de risco, sendo a maior parte de idosos, que representam 1.987 munícipes.
O Dia D para vacinação está confirmado para o sábado, 30 de abril, quando as duas Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, imunizando os grupos de risco. A secretária da Saúde, Rosecler Mallmann, lembra que familiares que possuem idosos acamados devem entrar em contato com o posto, pelo telefone 3764.1176, requisitando a visita domiciliar da equipe de saúde para aplicação da vacina.
Neste momento, quem tem direito a vacina são idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; portadores de doenças crônicas; diabéticos; hipertenso com comorbidade – com alguma outra doença cardíaca ou renal – e portadores de HIV; asmáticos; obesos; crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes em qualquer período gestacional; mulheres que tiveram bebê em até 45 dias; pacientes com câncer e transplantados; indígenas; e detentos. No caso das doenças é necessário que a pessoa apresente cópia da receita ou atestado médico.
Entre os beneficiados com a vacina está a pequena Ana Carolina de Oliveira (4), que foi trazida nesta terça-feira, dia 26, pela mãe Grasiela Quoss, moradoras do bairro Glucostarck. “Procuro pela vacina todos os anos. Considero muito importante”, diz a mãe. Na oportunidade, o também integrante da família, Eno Quoss (67), igualmente foi beneficiado com uma dose.

Contra indicações

Pessoas que têm alergia a ovo e/ou outro componente da vacina não devem fazê-la. Quem está gripado, com febre e em tratamento de quimioterapia ou radioterapia devem procurar orientação com seu médico.

Fotos – Marcio Steiner

foto 01 - Ana Carolina (4) recebendo a dose da vacina
foto 02 - Eno Quoss (67) também se beneficiou com a dose

Data de publicação: 27/04/2016

Compartilhe!