Cruzeiro do Sul  – Nesta semana a Administração Municipal, que tem a frente o prefeito Cesar Leandro Marmitt (Dingola), divulgou dados relativos a valores que foram pagos, a respeito de dividas e pendências de gestões anteriores. O estudo foi feito e os números informados pelo secretário da Administração Leandro Johner. Prestes a fechar o terceiro ano de governo, a atual Administração beira os R$ 4 milhões em pagamentos.

2013

Ao assumir o Poder Executivo Municipal, a Administração herdou um caixa zerado e uma divida na ordem de R$ 158.746,28. Já no início, foi necessário providenciar o concerto de máquinas que não estavam em condições de uso. Isso necessitou um gasto de aproximadamente R$ 100 mil. Conforme Johner, também foram pagos R$ 712.415,27 em precatórios relativos a sentenças judiciais devidas pelo município. Também foram gasto de R$ 6 mil na realocação de postes que após a pavimentação da rua Silvestre Siebenborn ficaram no meio da via. Ainda foi feito o pagamento de R$ 154.385,60 relativo a um empréstimo para a compra de três ônibus escolares, adquiridos no ano de 2010. Da mesma forma feito o pagamento na ordem de R$ 352.387,51 do empréstimo referente a aquisição, no ano de 2010, de dois caminhões. “O total disso tudo representa R$ 1.484.834,66”, calcula o secretário.

2014

O ano já começou com o pagamento de precatórios relativos a sentenças judiciais devidas pelo município no valor de R$ 300.835,00. Também foram investidos R$ 140.799,78 na conclusão da Escola de Educação Infantil (EMEI) Doce de Infância, do bairro Vila Rosa. “Lembrando que o referido educandário já havia sido inaugurado no ano de 2012, contudo, não tinha as mínimas condições de receber crianças”, observa Johner. No mesmo ano foi necessária uma contrapartida na de R$ 524.058,96, relativa a infraestrutura do Distrito Industrial do bairro São Rafael. Mais uma parcela relativa ao empréstimo dos três ônibus escolares de R$ 143.034,12 e R$ 296.093,07 do empréstimo para a compra dos caminhões. Ainda, um saldo relativo a pavimentação asfáltica da ERS-130 no valor de R$ 103.391,45. “Também cabe ressaltar que foram pagos R$ 131.765,31 de auxílios financeiros à entidade hospitalar São Gabriel Arcanjo, no que diz respeito a rescisão contratual de um servidor e o pagamento do 13º salário”. O total de dividas pagas no ano passado foi de R$ 1.693.977,69.

2015

O ano corrente abriu com mais um pagamento de precatórios na ordem de R$ 341.266,62. “Um dos maiores créditos destes precatórios sempre foi a causa judicial do Loteamento Popular da Vila Rosa”, destaca o secretário. O município arcou com mais um causa trabalhista de 2011, de um funcionário do hospital, resultando um valor de R$ 143.044,22. Também foram pagas as últimas parcelas do empréstimo dos três ônibus no valor de R$ 89.170,23. Ainda, um saldo de R$ 44.487,40 referente ao Distrito Industrial. A soma resulta no valor de R$ 617.968,47. “Ainda há causas trabalhista em relação ao hospital, tendo em vista a responsabilidade subsidiária. Como o hospital não tem recursos, o valor é cobrado do município. Estas causas estão em andamento e deverão ser sentenciadas ainda em 2015 e provavelmente pagas em 2016. Os valores ultrapassam a casa dos R$ 50 mil”, pontua Johner.

A soma de todos os valor herdados e pagos até o momento resultam em R$ 3.742.780,82. Conforme Leandro Johner, com todo o momento econômico e dificuldades financeiras, o município tem honrado os compromisso feitos por outras administrações e mantido em dia suas contas, o pagamento de salários e fornecedores, e, mesmo assim, feito investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura, agricultura, educação, obras e outras. “Isso mostra que não foi por falta de vontade que algumas coisas não aconteceram, mas sim, por termos que pagar compromissos assumidos por outras gestões”, completa o secretário.

O prefeito assinala que essa é uma prestação de contas, “pois muitas pessoas não sabem o que herdamos e como foi gasto o dinheiro público. Caminhões e ônibus escolares que foram anunciados como ganhos, na verdade, foram financiados. Deve ficar claro que deixamos o município em dia”, destaca o prefeito.

Foto – Marcio Steiner

Data de publicação: 24/09/2015