Cruzeiro do Sul  – O Poder Executivo, por meio do prefeito Cesar Leandro Marmitt (Dingola), resolveu aderir a manifestação, a nível nacional, que irá ocorrer na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, e manter a prefeitura fechada. Segundo o chefe o Executivo, somente estarão atendendo normalmente as repartições que dizem respeito a Secretaria da Saúde, o Transporte Escolar e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. “O restante das Secretarias e Departamentos, inclusive o Parque de Máquinas, estarão em expediente interno, sem atendimento ao público”, garante Marmitt. Dingola assinala que no Estado do Rio Grande do Sul mais de 400 município irão aderir ao manifesto, ou seja, quase a totalidade das cidades. “Essa é uma forma de protesto, para mostrar à população as dificuldades que estamos passando pela falta de repasses por parte do Estado e da União. A fatia que nos é destinada já é pequena, e agora, nem isso está entrando. Não há como tocar a máquina pública dessa maneira”, lamenta o prefeito.

O protesto está sendo articulado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Segundo Dingola, no litoral do Estado, a ideia é de fechar a BR-290 (Free Way). “Aqui também surgiu a intenção de trancar a Rodovia Governador Leonel de Moura Brizola (BR-386), mas não concordo com esse tipo de atitude. Acho que não irá acontecer”, observa.

Nas principais entradas das repartições públicas municipais serão colocadas faixas (foto) alusivas ao protesto e que mostram o quanto dos impostos são absorvidos por cada governo – municipal, estadual e federal.

Foto – Ilustrativa

Data de publicação: 24/09/2015