Faltando poucos dias para as eleições do Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cruzeiro do Sul (COMDICACS) está intensificando o trabalho de divulgação e orientação sobre a votação que irá definir as próximas conselheiras. A eleição irá ocorrer no próximo dia 4 de outubro em todo Brasil. Em Cruzeiro do Sul serão instaladas duas urnas para recebimento dos votos: uma na Câmara de Vereadores (Centro) e outra na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiza Henriqueta Ramos (Linha Maravalha). Para participar, o eleitor precisará apresentar um documento com foto e o título eleitoral. Podem votar apenas os alistados em Cruzeiro do Sul e que não tenham pendências com a Justiça Eleitoral. O voto não é obrigatório. Cada eleitor poderá votar uma única vez e apenas na urna definida pelo COMDICACS. Para as cinco vagas existentes estão concorrendo: Cássia Fabiana Ribeiro, Dóra Regina Frainer, Elena Wendt, Márcia Regina da Silva e Maria Ilone Backes.

O que faz o Conselho Tutelar ?

Dentre as principais atribuições previstas no art. 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estão as seguintes:

- atender as crianças e adolescentes nas situações de risco ou ameaça de direitos;

- atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas legais;

- requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;

- representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;

- encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;

- encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;

- requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;

- assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;

- promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes.

Confira como ficou a divisão das seções eleitorais:

Urna da Linha Maravalha

Localização:

Seções eleitorais abrangidas

(zona rural)

Escola E.E.F. Luiza Henriqueta Ramos

Seção 11 – Santarém

Seção 292 – Arroio Grande

Seção 19 – Linha Sítio (J. Rambo)

Seção 23 – Linha Sítio (S. Felipe)

Seção 17 – Linha 22 de Novembro

Seção 12 – São Miguel