Nesta terça-feira, dia 06, foi realizada a reunião semestral reunindo a Pastoral da Educação e os diretores das escolas Estaduais e Municipais, locais. Cerca de 25 pessoas estiveram reunidas no salão de eventos da prefeitura. Conforme a professora Janice Schmitt, esse é um momento para o estudo e articulação das ações propostas pela Pastoral. O tema principal abordado no encontro foi o Ensino Religioso no contexto escolar, tendo em vista que a lei prevê o ensino como disciplina curricular, assim como as demais, a exemplo de Português e Matemática. “Trabalhar religião é complicado e para isso precisamos de professores preparados. Além de abordar valores é necessário deixar claro a sua importância. A atual diversidade de religiões também é um agravante em sala de aula”, comenta Janice. A professora Marilene Ruschel Junqueira observa que a formação de novos professores é um grande desafio. Hoje no município são quatro professores com formação para tal disciplina, os demais são adaptados e requerem a busca de conhecimento paralelo. Ela reforça que atualmente todas as séries de Ensino Fundamental e Médio são obrigadas a receber o Ensino Religioso, pelo menos uma vez por semana.

Durante as atividades, os diretores também expuseram suas dúvidas, participaram de dinâmicas e confraternizaram.

Fotos: Marcio Steiner

Data de publicação: 08/08/2013