As crianças da turma do jardim da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Maria Julieta, do bairro Passo de Estrela, estão desenvolvendo o Projeto Crescer Sabendo Ser. De acordo com a professora Silvania Felippe Scheibler, o projeto surgiu com o objetivo de inserir no processo educacional valores que possibilitem a formação integral das nossas crianças. Sentiu-se a necessidade de conscientizar as mesmas de que para ter uma boa saúde é necessário alimentar-se bem, cuidar do corpo e ter hábitos de higiene. “Realizaremos diversas situações de aprendizagens nas quais, também vamos trabalhar a construção da identidade, as diferenças, a autoestima, a autonomia, o respeito ao próximo, os cuidados com o meio ambiente, e com a escola de um modo geral. O trabalho visa, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e ressignificarem sentimentos, valores, ideias, costumes e papeis sociais. O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão relacionados com o processo de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos  que as crianças podem estabelecer com outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias. Uma das situações propostas foi a confecção de cartazes, confeccionados com o contorno do corpo, intitulado Amigos do Corpo Saudável e Amigos da Higiene, onde as crianças colaram gravuras de alimentos, e no outro gravuras e embalagens de produtos de higiene. As atividades também contaram com a colaboração da professora Suelen de Cássia Vittorazzi.

Data de publicação: 01/08/2013