A escassez de material é uma realidade e dificulta o trabalho frente a recuperação das estradas do município. O secretário de Estradas André Pündrich, o Duda, ressalta que a recuperação das vias interioranas está sendo realizado, porém a dificuldade que no início do ano era o maquinário em péssimas condições, passou a ser a falta de material para forrar as vias. “Estamos aguardando o licenciamento e a liberação da saibreira junto a antiga granja da Lacesa no bairro Passo de Estrela”, observa. O secretário também lembra que durante três semanas o município ficou sem o britador instalado na outra saibreira, na divisa do município com Lajeado, também no Passo de Estrela. A máquina estava estragada, aguardando a troca da mandíbula. Após a chegada da peça, o concerto foi realizado pelos mecânicos da prefeitura e acompanhado de perto pelo prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola. “Desde o início do ano já foram utilizados cerca de 13 mil metros cúbicos de brita e saibro, sendo que agora, no inverno, a demanda aumenta”, assinala o secretário. Conforme o Pündrich, a intensa umidade nos meses de frio também atrapalha nos serviços de estradas, mas mesmo assim os profissionais estão trabalhando nas vias e acessos. “Ultimamente estivemos recuperando estradas que há muitos anos não viam a presença de uma máquina da prefeitura”, destaca Duda, dando como exemplo a via conhecida como Travessão de Clécio Schneider na localidade de Boa Esperança.

Nesta semana as máquinas e servidores estão trabalhando nas localidades de Linha Primavera e Boa Esperança. “Roçadas dos barrancos também estão sendo realizadas, para tanto, é importante que os proprietários que queiram aproveitar o pasto que está a beira da estrada, façam a retirada”, lembra Pündrich. Duda diz estar ciente de que algumas estradas ainda não foram atendidas. “Temos vias em localidades como Linhas 22 de Novembro, Sítio e Primavera que ainda não foram arrumadas, mas serão as próximas. Pedimos e agradecemos a compreensão da comunidade frente aos serviços a serem realizados, afinal de contas, são cerca de 650 quilômetros de estradas de chão sob responsabilidade da prefeitura”, diz o secretário, ressaltado o empenho de todos os servidores da prefeitura frente ao trabalho que vem sendo feito. Por último, Pündrich parabeniza a todos os colonos e motoristas pela passagem do seu dia. Pessoas estas que são as principais beneficiadas com os serviços realizados pela Secretaria de Estradas.

Fotos: Nazaré Gomes

Data de publicação: 24/07/2013