Foi realizada na quinta-feira, dia 18, no salão de eventos da prefeitura, a IV Conferência Municipal da Assistência Social. O evento que contou com a presença de cerca de 60 pessoas, teve como tema “A gestão e o funcionamento na efetivação do Suas – Sistema Único da Assistência Social”. A organização do evento foi da Secretaria e ao Conselho Municipais da Habitação e Assistência Social.

Segundo a secretária da Pasta, Virlene Diehl Bussmann, as conferências municipais adquirem singular importância para avaliar e concretizar os avanços conquistados na política de Assistência Social, na perspectiva de ampliar ainda mais a consolidação da democracia no país, com a efetiva participação e controle social nesta área estratégica da proteção social. Acrescenta que é de primordial importância para tornar visíveis as necessidades e aspirações da população. “Os debates, o conteúdo das discussões, a construção coletiva, os registros, os acontecimentos destacados na conferência, servirão de forma para que possamos cada vez mais, alcançar e conquistar avanços no que diz respeito ao controle social”, completa.

Na oportunidade também foi apresentado o Cras – Centro de Referência da Assistência Social e o projeto Saber Viver.

Os presentes também acompanharam as palestras com Ana Lúcia da Silva Magalhães e Cândida Kirst Bergmann. Seis eixos que foram abordados: O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do Suas; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios do Suas; e regionalização.

Crianças dos projeto Saber Viver também participaram do evento com apresentações artísticas. Após o almoço, a programação seguiu na parte da tarde com dinâmica; formação de grupos e debates sobre os eixos; apresentações das conclusões dos grupos e elaboração do relatório; e a eleição dos delegados que representarão os município na Conferência Estadual. Os representantes titulares são Maria Cristina Grabin e Carla Becker. Ao final, crianças do Projeto entregaram lembranças confeccionadas por elas para os presentes na Conferência.

Fotos: Nazaré Gomes

Data de publicação: 24/07/2013