Bem-vindo ao site da Prefeitura

Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de cadastro de reserva para motorista

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul abriu inscrições para processo seletivo simplificado destinado à formação de cadastro de reserva para a função temporária de motorista, visando atender eventuais demandas que possam surgir nos diferentes setores da Administração Municipal. As inscrições iniciaram nesta terça-feira, dia 9, e seguem até segunda-feira, dia 15, no setor de Recursos Humanos da prefeitura. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Na sexta-feira, o expediente será em turno único, das 8h às 13h. A função possui carga horária de 44 horas semanais e remuneração de R$ 3.422,53. A validade do processo seletivo e das eventuais contratações é de até dois anos, sem possibilidade de renovação. Entre os requisitos exigidos para a função está a posse de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D”. A administração municipal destaca que o processo seletivo tem como objetivo formar um cadastro de reserva, não havendo contratação imediata. Os candidatos aprovados poderão ser convocados conforme a necessidade da prefeitura durante o período de validade do certame. Edital do processo aqui

Grande procura por sementes do programa Milho 100%

A Secretaria Municipal da Agricultura de Cruzeiro do Sul registrou, nesta segunda (08) pela manhã, uma grande procura de produtores rurais interessados no programa Milho 100%. Para o município, estão sendo disponibilizados 950 sacos de sementes, sem qualquer custo aos beneficiários.Conforme o secretário municipal da Agricultura, Gerson Kolling, cada produtor poderá solicitar até quatro sacas de sementes, respeitando os critérios estabelecidos pelo programa e a comprovação por meio da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou da antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Entre as opções disponíveis também há sementes de milho transgênico.Os pedidos devem ser realizados diretamente na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, localizada no subsolo da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prazo para encaminhamento das solicitações segue até o dia 19 de junho. Conforme levantamento da secretaria, em 2025 foram em torno de 260 produtores que se beneficiaram com o programa Troca-Troca.

Cruzeiro do Sul abre Semana do Meio Ambiente e segue com programação especial até quarta-feira

Na manhã desta segunda-feira, dia 1º de junho, teve início em Cruzeiro do Sul a programação da Semana do Meio Ambiente, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado oficialmente em 5 de junho. A programação se estende até quarta-feira, dia 3, com palestras, oficinas práticas e expedições voltadas para alunos e comunidade, com o objetivo de refletir sobre sustentabilidade, resiliência climática e os impactos das atitudes cotidianas no futuro do planeta. A abertura oficial ocorreu na rampa de acesso ao Rio Taquari, com a presença do prefeito Cesar Leandro Marmitt, equipe do Departamento de Meio Ambiente, representantes da Emater e alunos da Escola João de Deus. O ato contou ainda com a participação da professora e bióloga da Univates Elisete Freitas e do biólogo Léo Jaime de Vargas, que destacaram a importância da recuperação da mata ciliar e do plantio de espécies adequadas para proteger as margens de rios e arroios. O prefeito ressaltou o compromisso do município com a conscientização ambiental e lembrou da participação de Cruzeiro do Sul na COP30, além de projetos como o Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari (PRSMCRT) e o Projeto Reflora, voltados à mitigação de desastres climáticos. Ainda nesta manhã, foi realizada uma palestra na Escola São Rafael, conduzida pela bióloga e extensionista da Emater/RS-ASCAR Vanessa Lando Bortoncello, com o tema “Educação Ambiental, Clima e Proteção Social nos territórios rurais”. À tarde, a programação seguiu com o plantio de mudas nativas no Parque Poliesportivo Municipal, envolvendo alunos e comunidade em uma ação prática de preservação. A Semana do Meio Ambiente prossegue com atividades até quarta-feira, incluindo bate-papos, oficinas e expedições ecológicas, reforçando o compromisso de Cruzeiro do Sul com a preservação ambiental e a formação de cidadãos conscientes.

Rede de Atenção Psicossocial realiza pedágio do Maio Laranja em Cruzeiro do Sul

Na quinta-feira, dia 28 de maio, a Rede de Atenção Psicossocial de Cruzeiro do Sul promoveu o primeiro pedágio de conscientização sobre o Maio Laranja, campanha nacional que chama atenção para a importância da proteção e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação ocorreu em pontos estratégicos da cidade e buscou sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de denunciar e combater qualquer forma de abuso. Profissionais da rede distribuíram materiais informativos e conversaram com a população, reforçando o compromisso do município com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Conforme a secretária da Assistência Social, Charlene da Silva Quadros, o Maio Laranja é uma mobilização que acontece em todo o Brasil e tem como objetivo dar visibilidade a um tema delicado, mas essencial para a construção de uma sociedade mais justa e segura. Em Cruzeiro do Sul, o trabalho é realizado diariamente com seriedade pelos profissionais da área, e o pedágio representou mais uma iniciativa para fortalecer a conscientização e o engajamento da comunidade. A ação reforça que proteger a infância é responsabilidade de todos e que a denúncia é fundamental para interromper ciclos de violência.

Cruzeiro do Sul salta na tabela e ocupa o terceiro lugar na região no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana 2025

O município de Cruzeiro do Sul aparece em terceiro lugar entre os 10 melhores da região do Vale do Taquari no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) 2025. Segundo os dados, Cruzeiro do Sul obteve índice geral de 0,694, levando em consideração a eficiência e sustentabilidade da limpeza urbana nos municípios brasileiros, destacando boas práticas e apontando desafios. Em relação a 2024 o município teve um salto de 0,196 pontos (passando de 0,498 para 0,694). No Ranking nacional: melhora de 1.315 posições (de 1708º para 393º) e no Ranking estadual (RS): melhora de 243 posições (de 315º para 72º). Elaborado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o ISLU é o principal indicador do país na avaliação da gestão de resíduos sólidos urbanos, medindo a eficiência dos municípios com base em critérios como coleta, destinação final, sustentabilidade financeira e reciclagem. Conforme a assessora ambiental Tanara Schmidt não houve uma ação específica que fizesse os números mudarem tão bruscamente, mas um conjunto de ações de educação ambiental e conscientização junto a população e os prestadores de serviços, além da busca constante de melhorias nos serviços de coleta e limpeza urbana. O prefeito Cesar Leandro Marmitt avaliou os números e destacou que ainda há espaço para avanços: “Estamos no caminho certo, mas sabemos que podemos melhorar ainda mais. Com a ajuda da população, com cada cidadão fazendo sua parte, vamos alcançar novos patamares e transformar Cruzeiro do Sul em referência de desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou. A posição conquistada reforça o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e a qualidade dos serviços públicos, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da participação da comunidade para manter e ampliar os resultados positivos.

Defesa Civil e Bombeiros instalam placas e alertam para risco de banho na rampa do Taquari

Devido a episódios recorrentes de pessoas tomando banho na rampa de acesso ao Rio Taquari, próxima à Praça Dona Laura, a Defesa Civil Municipal, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros Militar, instalou na manhã desta segunda-feira (02) placas de sinalização e orientação sobre o perigo de banhar-se no local. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Borges, a rampa é profunda e oferece riscos significativos aos banhistas. “A rampa foi planejada para o uso de embarcações, especialmente de apoio em situações que envolvam o trabalho da Defesa Civil, como durante as enchentes”, explicou Borges, ressaltando que o local não é apropriado para banho e chega a ter 25 metros de profundidade em alguns pontos. O comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado tenente Daniel Borges, destacou que o leito do rio mudou muito após as enchentes, tornando trechos antes considerados seguros impróprios para banho. Ele alertou para os frequentes casos de afogamento na região do Taquari e pediu que a comunidade respeite as sinalizações. A recomendação das autoridades é que a população procure balneários legalizados e com serviço de salva-vidas para lazer e banho, garantindo maior segurança para todos, especialmente as crianças. As placas instaladas têm caráter preventivo e informativo, com orientações sobre os riscos e a finalidade da rampa. A Defesa Civil e os órgãos envolvidos afirmaram que continuarão monitorando o local e promovendo ações educativas para reduzir os riscos e proteger a comunidade.

Spiekermann recebe confirmação de emenda parlamentar para ONG Balão Azul

O prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, Carlos Spiekermann, recebeu esta manhã no gabinete da prefeitura, os representantes da deputada federal Denise Pessôa (PT/RS), que entregaram o ofício garantindo a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a ONG Balão Azul – Associação Pró-Autismo de Cruzeiro do Sul. A entidade, fundada em 2022, atua na defesa dos direitos sociais e no apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo acolhimento às famílias, orientação, capacitação de profissionais e atividades voltadas à inclusão. Durante a reunião, Spiekermann destacou a importância da emenda para fortalecer o trabalho da ONG. “A Balão Azul realiza um serviço essencial para nossa comunidade. Esse recurso vai ajudar a ampliar o atendimento e dar mais estrutura às famílias que dependem da entidade”, afirmou. A emenda parlamentar, confirmada por meio do ofício entregue pelos representantes da deputada, será destinada à aquisição de equipamentos e qualificação profissional das atividades da ONG, garantindo melhores condições para o desenvolvimento dos projetos sociais e terapêuticos.

Confecção das carteiras de identidade começa segunda no CRAS

Após alguns ajustes no sistema utilizado para a confecção das carteiras de identidade, o serviço volta a ser oferecido a partir de segunda (23).Os encaminhamentos para a emissão do documento serão realizados nas dependências do novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Rua José Schossler, no Bairro Célia.  O serviço ficará sob responsabilidade do servidor Fausto Fernandes, que assumirá a função de titular do setor. O atendimento será de segunda a quinta no horário de expediente da prefeitura, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. O agendamento do serviço pode ser feito pelo telefone 3764 1120.

Secretaria da Agricultura abre encomendas de calcário 

A Secretaria Municipal da Agricultura informa que, estão abertas as inscrições para os produtores interessados em adquirir calcário para a correção de solo. Para tanto, é necessário cumprir alguns critérios técnicos exigidos pela Lei nº 083-01/2021, entre eles, ter mais de R$ 10 mil de valor adicionado no talão de 2025 e análise de solo dos últimos três anos, comprovando a necessidade de uso do produto. Conforme o secretário da agricultura Gersom Kolling, no total devem ser liberadas 150 cargas de 15 toneladas, por produtor, entregue na propriedade. O produtor paga apenas o calcário e o frete é por conta do município.

Administração Municipal pede colaboração da comunidade para manter a cidade limpa

O servidor da Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, Paulo Caye, destaca a alta demanda por serviços de roçadas em diferentes pontos do município. Segundo ele, as equipes estão atuando de forma intensa, seguindo um cronograma de trabalho para atender bairros, áreas públicas e espaços comunitários como o cemitério municipal, onde uma equipe está trabalhando atualmente. “Estamos fazendo todo o possível com a mão de obra disponível”, justificou. Caye ressaltou que, devido ao crescimento acelerado da vegetação, especialmente após períodos de chuva, o volume de solicitações aumentou significativamente. Por isso, pede a compreensão e a colaboração da população. O coordenador reforçou a importância de que cada morador faça sua parte, mantendo terrenos limpos e conservados, contribuindo para deixar Cruzeiro do Sul mais organizada, segura e bonita para todos. A Administração Municipal segue empenhada em atender as demandas e melhorar constantemente os espaços públicos da cidade.