O público-alvo do evento foi secretários Municipais de Saúde, assessores e técnicos das equipes de gestão dos municípios e aberto a todos os profissionais das áreas técnicas e administrativas de saúde.

Na última semana a secretária Municipal da Saúde de Cruzeiro do Sul, Patrícia Haenssgen, e a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Charlene da Silva Quadros, participaram, no município de Gramado, do 32º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). O tema foi: Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul. A secretária estadual de Saúde, Adita Berghman, também participou do evento.

Conforme a secretária, a finalidade foi a troca de ideias e o compartilhamento de informações, formando-se uma grande rede multiplicadora de conceitos aplicáveis junto a diferentes localidades e realidades, contribuindo para o desenvolvimento da saúde pública no Estado.

Na ocasião foi amplamente debatido a respeito do Sistema Único de Saúde (UBS), nascido no seio da Constituição Cidadã Brasileira. Desde então, são 31 anos de luta pela construção de uma saúde pública integral, equânime e de excelência.

A criação do SUS viabilizou o acesso universal ao sistema público de saúde. Assim, de acordo com o Ministério da Saúde, a atenção integral à saúde tornou-se um direito de todos os brasileiros, visando à prevenção e à promoção da saúde de forma ampla.

“Nesse propósito, ao longo do 32º Congresso do Cosems, compartilhamos experiências exitosas. A partir da troca de vivências, ficou evidente o quanto a soma de esforços pode multiplicar aprendizados e resultados. Vivemos um momento crucial para a democracia brasileira e o Cosems/RS, representando de forma legítima todos que trabalham e fazem a gestão diária da saúde do povo gaúcho”, observa a secretária.

Ainda de acordo com o exposto, são manifestas a singularidade e o sucesso do SUS. Entretanto, o direcionamento dado por uma parcela da população, tem enfraquecido e desmantelado o SUS, de forma a descredibilizar o sistema perante aos usuários.

O contexto em que o Congresso estará inserido é: exaltar os esforços dos trabalhadores da saúde e seus feitos durante a pandemia do covid-19. A missão é utilizar a oportunidade para estreitar laços, fortalecer relações e promover a união entre os usuários, trabalhadores, gestores e academia.

Data de publicação: 06/07/2022

Créditos das Fotos: Divulgação