Já está disponível a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 os idosos acima de 60 anos, contanto que preenchido o intervalo de quatro meses desde a última dose.

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou nesta quarta (01) que tem 70 casos positivos de Dengue. Destes, 53 são autóctones e 17 são importados. Além disso, tem 65 casos suspeitos aguardando resultado.

Apesar de ter havido uma estabilização em função do frio, o período chuvoso facilita a formação de criadouros do mosquito. Diante disso, a Secretaria da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul, está intensificando o monitoramento dos pontos estratégicos propícios a serem criadouros do Aedes Aegypti, responsável por transmitir a doença. Os funcionários da prefeitura também foram orientados para solicitar as pessoas que façam a limpeza e tomem os demais cuidados nas suas propriedades para evitar o acúmulo de material que pode acarretar em água parada e, por consequência, a criação e proliferação do mosquito. É preciso que todos pratiquem a limpeza ao redor de suas casas e empresas evitando acumulo de água em lonas velhas, sacolas e tampinhas plásticas, especialmente neste periodo chuvoso.

 

Pessoas com 60 anos ou mais já podem procurar pela segunda dose de reforço contra a Covid

 

Já está disponível a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 os idosos acima de 60 anos, contanto que preenchido o intervalo de quatro meses desde a última dose.  

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose de reforço deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer ou com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço. 

Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, e para pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanentes. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

 A Secretaria Municipal da Saúde de Cruzeiro do Sul, por meio da secretária Patrícia Haenssgen, informa que para os cruzeirenses que se enquadram nesse grupo (60 anos ou mais), as doses já estão liberadas nas duas Unidades de Saúde do Centro, contudo, reforça a importância de cuidar para ver se já faz quatro meses do primeiro reforço.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 01/06/2022

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!