O Plano foi definido após diversas reuniões entre o prefeito João Dullius e o vice João Celso Führ, com o coordenador da Defesa Civil Adeildo Mello, juntamente com todos os secretários municipais.
Esta semana a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, uma das primeiras da região, definiu o Plano de Contingência, que vale não só para as próximas enchentes, mas para diversas ocorrências de Situação de Emergência ou Calamidade Pública. O Plano foi definido após diversas reuniões entre o prefeito João Dullius e o vice João Celso Führ, com o coordenador da Defesa Civil Adeildo Mello, juntamente com todos os secretários municipais. Ficou combinado que, em casos de eventos adversos, o primeiro atendimento será efetivado pela Defesa Civil com apoio da Secretaria de Obras e Departamento de Trânsito.
Na cota 20 metros (ALERTA), serão promovidas pela Defesa Civil e prefeito reuniões com todos os Secretários para alinhar os procedimentos a serem adotados. Para fins de Decretação, homologação ou reconhecimento do evento adverso, todas as secretarias deverão fornecer para a Defesa Civil, laudo e parecer técnico de danos e prejuízos humanos e econômicos, respeitando o prazo fixado pela Defesa Civil. Cada órgão deverá cooperar com os seus respectivos recursos e especialidades, objetivando uma atuação rápida e harmoniosa, que garanta minimizar os efeitos e transtornos ocasionados sobre a população. Ao final do evento, o prefeito municipal, promoverá uma reunião com todos os secretários no gabinete para entrega de relatórios e ajustes do protocolo.
O documento completo está disponivel no site da prefeitura https://cruzeiro.rs.gov.br/uploads/paginadinamica/25338/PLANO_DE_CONTIGENCIA_CRUZEIRO_DO_SUL.pdf
Defesa Civil definirá quais serão as providências tomadas.
- Monitora as cotas do rio, através das leituras repassadas das réguas, consulta os órgãos oficiais, analisa as informações com as Defesas Civis do Vale do Taquari.
- Identificação dos riscos existentes e das comunidades vulneráveis;
- O primeiro atendimento é feito pela Defesa Civil;
- Define quais serão as providências necessárias a serem tomadas;
- Mantém plantão permanente durante o evento;
- Caso necessário, providencia transporte aéreo;
- Comunica o gabinete para que acione todos os setores/Secretarias.
Secretaria de Obras
- Aciona os caminhões para extração das famílias desabrigadas;
- Organização e apoio do transporte das famílias e seus pertences, do ponto de risco até o abrigo;
- Caso necessário à remoção de famílias com barco, equipe com competência para resgate;
- Fornece efetivo para a equipe de extração das famílias da Defesa Civil, nas áreas de risco.
Secretaria de Estradas/Departamento de Trânsito
- Bloqueio e desvio de vias;
- Repassa todas as mudanças de informações para a Comunicação.
Secretaria Assistência Social e Habitação
- Gestão de abrigos;
- Definição de espaço para cada família;
- Cadastro das famílias;
- Levantamento das particularidades de cada família;
- Gestão 24hs, permanecendo no mínimo um responsável junto à sala da Defesa Civil;
- Informa à Defesa Civil a quantidade de abrigados, a fim de facilitar a disponibilidade de refeição;
- Após o evento, providencia que todas as famílias retornem às suas casas ou forneçam aluguel social, se necessário.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente
- Protocolo de atendimento dos animais e encaminhar ao local disponibilizado para abrigo;
- Disponibiliza equipe técnica para apoio operacional;
- Equipe técnica para avaliação de zonas de riscos, a fim de evitar desmoronamentos e deslizamentos de solo.
Secretaria da Saúde
- Posto de atendimento e triagem;
- Promove ações básicas de Saúde Pública nos abrigos;
- Fornece um número de contato para que acione uma ambulância, que fique sobre aviso 24hs por dia em todo evento adverso;
- Alinha atendimento junto ao Hospital São Gabriel Arcanjo;
- Disponibiliza equipe técnica e equipamentos necessários para apoio operacional (Ex.: técnicos de enfermagem, psicóloga, assistência social).
Secretaria da Administração e Finanças
- Se necessário, providencia a elaboração do Decreto de Situação de Emergência/Calamidade Pública;
- Viabiliza o suporte financeiro necessário;
- Promove a assistência jurídica, caso necessário;
- Em relação à Imprensa, somente poderão prestar informações à mídia, o Coordenador da Defesa Civil, o Coordenador do Departamento de Trânsito e o Gabinete/Assessoria de Comunicação Municipal;
- Providência de veículo de som para comunicação junto às áreas atingidas.
Secretaria da Educação, Cultura e Esporte
- Disponibiliza transporte para as crianças irem e voltarem da escola;
- Promove atividades culturais, de lazer e entretenimento com recreacionista para crianças desabrigadas.
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico
- Avaliação de danos;
- Disponibiliza equipe técnica para apoio operacional (Ex.: engenharia).
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 15/11/2023
Créditos das Fotos: Divulgação