A 17ª edição do projeto Viva o Taquari-Antas Vivo ocorre no próximo sábado, dia 23 de março, a partir das 7h30.

Cruzeiro do Sul mais uma vez é parceiro. A ação ambiental que propõe o recolhimento de lixo no leito e nas margens da bacia hidrográfica é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela Unidade da Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros Voluntários (PV) de Lajeado.

De acordo com a coordenadora da PV de Lajeado, Gilmara Scapini, a edição deste ano contará com duas novidades: a participação de novos parceiros e o plantio de árvores.

Esta edição do evento envolverá os municípios de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Roca Sales e Venâncio Aires. Nas 16 edições, os mais de 6 mil voluntários recolheram cerca de 50 toneladas de lixo do leito e das margens do rio Taquari.

Em Cruzeiro do Sul a ação será diferente nesta edição. Conforme o biólogo da prefeitura Diego Sehn, tendo em vista a impossibilidade de acessar o Rio Taquari, pois o porto existente foi destruído pelas enchentes de 2023, os voluntários cruzeirenses farão o plantio de mudas de árvores nativas. A ação será realizada no Parque Poliesportivo Municipal, no Centro da Cidade, local que também foi atingido pelas enchentes e o temporal do mês de janeiro. “A intenção é plantar pelo menos 50 mudas em pontos estratégicos do parque”, explica Sehn. Toda a comunidade interessada está convidada a participar.

Data de publicação: 22/03/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner