Diante dos estragos causados no município de Cruzeiro do Sul, em função do temporal que atingiu a região na noite de terça-feira (16), o prefeito João Henrique Dullius deve decretar situação de emergência.

Diante dos estragos causados no município de Cruzeiro do Sul, em função do temporal que atingiu a região na noite de terça-feira (16), o prefeito João Henrique Dullius deve decretar situação de emergência. Conforme levantamento preliminar 106 residências foram parcialmente destelhadas; 05 residências foram totalmente destelhadas; 05 famílias ficaram desalojadas e 02 pontos comerciais tiveram danos estruturais.

Centenas de famílias ainda estavam sem energia elétrica até o meio dia de hoje (18) e parte do centro e bairros estão com uma fase de energia. Internet e linhas telefônicas ainda continuam sem comunicação no interior; muitas estradas do interior precisaram ser desbloqueadas, em função de árvores caídas sobre a pista e rede elétrica.

Um chiqueirão veio abaixo em função do temporal, na localidade de Linha Sítio. No total, 280 animais estavam no local e foram realocados em outra propriedade, mas alguns acabaram morrendo. O proprietário é o vereador José André Schmitt, que possui seguro, mas avalia um prejuízo superior a R$ 300 mil. A família possui outros três chiqueirões que ficaram intactos.

Os prejuízos na agricultura e pecuária ainda estão em fase de levantamento, mas uma estimativa parcial aponta para mais de R$ 3 milhões. Não houve registro de nenhum ferido nos hospitais.

“Infelizmente estamos enfrentando mais uma catástrofe da natureza, após duas enchentes. Mas não vamos esmorecer e faremos todo o possível para dar assistência e minimizar os prejuízos para a nossa comunidade”, salientou o prefeito.

Programa de Férias

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul, por meio da secretária Anelise Assmann, informa que, o Programa de Férias, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Jacob Sehn, do Bairro Glucostark, e Doce de Infância, no Bairro Rosa, volta ao atendimento de forma emergencial nesta sexta (19) somente para quem não tem onde deixar os filhos, uma vez que ainda há falta de água e luz nos bairros.

Data de publicação: 19/01/2024

Créditos das Fotos: Jean Hinterholz