Para as pessoas que tiveram suas residências condenadas devido aos estragos da enchente, estão sendo exploradas alternativas de moradia temporária e permanentes. Garantir abrigo seguro é uma prioridade para o município.

O prefeito de Cruzeiro do Sul João Henrique Dullius, acompanhado da presidente da Câmara de Vereadores Daiani Maria, da secretária da Saúde e Saneamento Patrícia Haenssgen, do secretário da Administração e Finanças Leandro Johner, a profissional da Secretaria do Planejamento Carina Stein e do servidor Givago Patrick Filter, recebeu nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, uma comitiva representando o governo federal.

Estiveram no gabinete do Poder Executivo o diretor de Programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde Felipe Proenço de Oliveira, o secretário de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, ex-prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) e o representante da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde Glademir Schwingel

No rescaldo da recente enchente que atingiu o Vale do Taquari no início deste mês, as autoridades estão concentrando esforços na avaliação e compreensão dos prejuízos consideráveis que afetaram o município e a região. As discussões, realizadas em reuniões de emergência, abordaram vários aspectos cruciais.

Um dos pontos de destaque foi a necessidade urgente de determinar a dimensão financeira das perdas. Os esforços estão sendo direcionados para calcular com precisão o valor total dos estragos, a fim de planejar uma recuperação eficaz.

Em meio à devastação, a atenção se voltou para a saúde, educação e habitação. Fazer um levantamento minucioso é fundamental para entender a profundidade dos danos nessas áreas essenciais, buscando orientar os esforços de reconstrução. Isso também é fundamental para agilizar a liberação de recursos financeiros, considerado crucial para acelerar o processo de recuperação do município, permitindo uma resposta rápida às necessidades emergenciais.

Nesta semana, o Vale do Taquari deverá receber a visita de ministros do governo. Com esse propósito, estão sendo elaborados relatórios detalhados, que conterão informações essenciais sobre os danos e as medidas propostas.

De acordo com o poder público municipal, enquanto a cidade se recupera desses desafios sem precedentes, a união de esforços da comunidade e das autoridades é fundamental para enfrentar os obstáculos. A solidariedade continua sendo a força motriz por trás das ações em prol da recuperação do município.

Data de publicação: 25/09/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner