Na quinta-feira, dia 31 de agosto, foi realizado em Cruzeiro do Sul o primeiro encontro promovido pelo Conselho dos Direitos da Mulher. O objetivo foi falar sobre a violência contra as mulheres, alusivo ao agosto lilás.

O conselho tem a preocupação de informar à sociedade sobre os direitos da mulher e coibir toda e qualquer forma de violência. Para isso, foi convidada para o encontro a promotora de Justiça, doutora Ana Emilia Vilanova e a delegada de Polícia Dielle Caumo Stobbe. Elas abordaram de uma forma breve e clara as leis que garantem a proteção das mulheres, sobre os tipos de violência e o que se deve fazer e a quem recorrer. Ainda, foi tratado sobre a rede de apoio, considerada de suma importância.

Além destas informações, as extensionistas rurais sociais da Emater apresentaram os dados da pesquisa sobre o Perfil das Mulheres Rurais no Rio Grande do Sul, elaborada e aplicada pela Emater em 461 municípios do estado. Foram entrevistadas 5.103 mulheres, entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022. A pesquisa abordou questões sobre a rotina de trabalho dessas mulheres, saúde e gênero, para identificar o grau de conhecimento das mulheres a respeito da saúde, das violências e sobre direitos sociais.

As entidades envolvidas neste encontro fazem parte desta rede de apoio. Reuniram-se cerca de 60 mulheres no salão da Comunidade Católica São Gabriel Arcanjo, no centro da cidade.

Estiveram presentes: a primeira-dama, Luciane Quinot Dullius, a presidente da Câmara de Vereadores, Daiani Maria, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) Maria Denise Sebastiani, mulheres que são referência no município e acolheram as demais.

Data de publicação: 05/09/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner