O município também registrou mortes em decorrência do desastre natural

A Defesa Civil e a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul estão contabilizando os prejuízos que a chuva e a elevação do Rio Taquari causaram nos últimos dias. A chuva atingiu com força todas as localidades e grande parte das localidades foram assoladas pela enchente, por conta da elevação das águas do Rio Taquari e afluentes.

A preocupação num primeiro momento é atender as pessoas que precisaram sair de suas casas e tiveram que ser abrigadas em salões – ginásio do centro e pavilhões dos bairros Célia e Glucostark. A Defesa Civil contabiliza cerca de 400 famílias desalojadas, o que corresponde a cerca de 1,3 mil pessoas. Além disso, diversas famílias saíram por conta própria e se deslocaram para residências de parentes ou amigos.

Para atender as pessoas que estão nos pavilhões está sendo disponibilizado o mínimo para que possam se manter. Contudo está sendo necessário o auxílio de doações, especialmente produtos de limpeza e higiene pessoal, assim como, água, fraldas e alimento. Estas doações devem ser entregues no salão da comunidade católica do Centro, onde é feito o gerenciamento das distribuições. Além disso, o município está disponibilizando uma chave pix para os interessados em dor qualquer valor em dinheiro: 87.297.990/0001-50.

A secretaria municipal da Saúde e Saneamento informa que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Passo de Estrela também foi atingida pela enchente, assim como outros prédios públicos, e os sistemas de gerenciamento seguem inoperantes. Porém, a Administração disponibilizará uma equipe no Posto de Saúde Central para a entrega de medicamentos e outros casos de necessidade, inclusive no feriado desta quinta-feira. A Secretaria informa ainda que os procedimentos que estavam marcados serão automaticamente reagendados e informados aos pacientes.

Até o final da tarde desta quarta (6) ainda havia diversas via interrompidas em função do nível das águas. Para quem circulou pelos locais afetados também pode presenciar as pessoas removendo objetos que foram perdidos e realizando a limpeza dos imóveis.

Infelizmente também até o final da tarde desta quarta já eram contabilizadas três mortes no município, em decorrência da enchente. Oficialmente: uma mulher no Bairro Passo do Estrela e um idoso no Bairro Glucostark. Já de forma extraoficial, a morte de uma criança na localidade de Maravalha. Com essas, o Vale o Taquari já registra 34 mortes em decorrência do desastre natural.

Data de publicação: 07/09/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner