Nesta semana, seis estudantes cruzeirenses participaram do evento Estrelas do Conhecimento – Feira da Inovação, Ciência e Tecnologia, promovido pelo governo de Estrela.

Cruzeiro do Sul participou da etapa regional, com dois trabalhos: A Cultura dos Otakus, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anita Garibaldi, dos alunos Arthur Lorenzo Dullius, Mateus Lenz de Oliveira e Matheus Rambo Richter; e A Evolução da Moda, da Emef Jacob Sehn, com as estudantes Laura da Cunha Burghardt, Laura Eckert Fagundes e Vitória Sehn.

O evento iniciou na segunda-feira, dia 21, se estendendo até esta quinta, dia 31, no Porto de Estrela. A etapa regional foi reservada para os dias 30 e 31.

Conforme o professor de Ciências Helder Conceição Pacheco, para escolher os trabalhos a serem apresentados, foi realizada uma competição entre os alunos do 6º ano de cada escola. Os alunos foram reunidos em trios. Cada trio produziu uma prévia do trabalho, que foi avaliada. Assim, a partir da avaliação, foram escolhidos os melhores de cada colégio. Ao todo foram 21 trios, restando os dois vencedores. O professor Helder organizou os trabalhos e auxiliou os estudantes no ponta-pé inicial, contudo, houve o envolvimento dos outros educadores, principalmente para a avaliação e escolha dos trabalhos.

O Município, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (Smece) garantiu o transporte, alimentação e acompanhamento dos estudantes durante o evento. Além disso, conforme a secretária Anelise Assmann, a Nega, na quarta-feira, dia 30, foram levados os estudantes dos 6° e 7° anos, e na quinta (31) os 8° e 9° anos nesta quinta (31), para prestigiar os cruzeirenses e acompanhar os demais trabalhos expostos. "Além das visitas aos estandes, os alunos conheceram o Museu itinerante da PUC, o espaço planetário e o museu de ciências da Univates", frisa a secretária Anelise Assmann.
Além disso, na quarta-feira (30) Cruzeiro do Sul também esteve representado na Feira com a participação da Escola Municipal de Música.

A cultura dos otakus

Os otakus são fãs de animes e mangás japoneses, e também de outros elementos da cultura pop japonesa. Esse fenômeno teve início no Brasil nos anos 1990 e desde então vem aumentando em público e diversidade. Os estudantes realizaram uma pesquisa sobre a cultura no Brasil, analisando artigos de revista, sites e vídeos sobre animes, mangás e cultura pop japonesa, além de assistir muitos animes.

A evolução da moda

A moda é um fenômeno que acompanha as transformações históricas. De 1900 a 2000, observa-se várias mudanças significativas na forma como as mulheres se vestem, expressando sua identidade e papel na sociedade. A moda não é apenas uma questão de estética, mas um indicador da evolução dos direitos e das liberdades femininas. As estudantes analisaram livros, revistas, sites especializados em moda e vídeos sobre a moda feminina no século XX. Além de conversar com pessoas que viveram a moda de outras épocas.

Data de publicação: 01/09/2023

Créditos das Fotos: SMECE