A abertura será no dia 14 de setembro, às 19h30, com o acendimento da chama crioula, com solenidade de abertura do evento. Às 21h, haverá apresentação do Grupo Vaneirados.

Na última semana, dia 9 de agosto, foi realizado nas dependências da Casa do Morro, a reunião da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece), por meio da secretária Anelise Assmann, com as entidades tradicionalistas.

Na ocasião a secretária explicou sobre o projeto encaminhado para realização da Semana Farroupilha e da Feira do Livro, enviado ao Pró-Cultura RS - Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o qual foi aprovado, sendo destinado ao município de Cruzeiro do Sul o valor de R$ 80.287,71 para execução das programações. A secretária observa que esse valor é destinado pelo Estado exclusivamente para a realização desses eventos.

A organização da Semana Farroupilha foi elaborada pelos representantes das entidades tradicionalistas presentes e secretária. O evento mais uma vez será realizado no Parque Poliesportivo Municipal, no centro da cidade.

A abertura será no dia 14 de setembro, às 19h30, com o acendimento da chama crioula, com solenidade de abertura do evento. Às 21h, haverá apresentação do Grupo Vaneirados.

No dia 15, a visitação das escolas de Ensino Fundamental com palestra sobre a formação do gaúcho e sua identidade, com Jéferson Rogério Valente de Barros, integrante do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). No mesmo dia, às 21h, música com o Motta e Grupo.

No dia 16, às 16h, ocorrerá o inédito futebol de bombacha infantil, com jovens até os 13 anos de idade. Às 21h, apresentação do grupo de invernada Chama no Pé. Às 22h fandango com o Grupo Gaúcho de Fato.

No dia 17 será realizada missa crioula ecumênica. Às 14h, apresentação da invernada do CTG Pagos de São Rafael. Em seguida, às 16h futebol de bombacha adulto. E às 17h30 animação de Diego Rodrigues e Banda. No dia seguinte, 18 de setembro, às 21h tem apresentação do grupo Os Ruanos.

No dia 19, às 22h, animação com Volnei Gomes. No feriado farroupilha, dia 20, às 9h30 iniciará o desfile dos cavalarianos, com saída no sítio do Inácio, passando pelo centro, até a Praça Dona Laura, seguindo até as dependências do Parque Poliesportivo. Às 15h deste dia ocorre o encerramento e extinção da chama. Ao final, às 16h, show com a banda Dose Dupla.

Data de publicação: 14/08/2023

Créditos das Fotos: Marcio Steiner