Na terça-feira, dia 6 de junho, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, reuniram profissionais para debater a respeito da Influenza Aviária – gripe, especialmente o subtipo H5N1, que é de alta patogenicidade e transmissível.

Até o momento foi registrado um caso no Rio Grande do Sul, em aves silvestres aquáticas, na Reserva Ecológica do Taim. O município recebeu os fiscais estaduais agropecuários: Felipe Lopes Campos e Cecília Santos Rabelo, que discorreram sobre o assunto para profissionais das secretarias e um representante de cada educandário.

Conforme o secretário da Agricultura, Milton Weiler, a ideia é levar o assunto para as escolas para que seja difundido entre alunos e, por consequência, suas famílias. Os fiscais fizeram uma abordagem geral sobre a gripe aviária, de como ela se expandiu pelas Américas até chegar no Brasil, por meio de aves silvestres migratórias aquáticas. O veterinário do Escritório de Defesa Agropecuária de Cruzeiro do Sul, Fábio Darlan Bernardo, explica que a grande preocupação é a prevenção e monitoramento para que a doença não atinja as aves
domésticas, especialmente as comerciais. Atualmente no território cruzeirense são abrigadas em torno de 800 mil aves de criação. Caso o proprietário suspeitar de alguma alteração em seus animais, como sinais clínicos neurológicos, respiratórios ou digestivos, incluindo dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenacao motora, torcicolo, diarréia e alta mortalidade, pode contatar diretamente com o canal do Governo do Estado voltado para este assunto, através do telefone/whatsapp 51 98845.2033 ou com a Defesa Agropecuária Municipal, no 51 3764.2481.

Data de publicação: 12/06/2023

Créditos das Fotos: Jean Hinterholz