Administração destaca que isso se deve a fiscalização sobre a venda legal da produção.

Pelo segundo ano consecutivo o município de Cruzeiro do Sul terá aumento no retorno financeiro referente ao Índice de Participação dos Municípios (IPM), que vem da receita do Estado do Rio Grande do Sul.

 

O secretário Municipal de Administração e Finanças, Volmir Dullius, explica que os valores do Índice são revertidos para os 497 municípios do Estado, que geraram um total de receitas. O valor repassado é redistribuído de forma proporcional, de acordo com o que cada cidade arrecada para os cofres do RS.

 

Dullius esclarece que em 2021 a participação para Cruzeiro do Sul foi de 0,1338%. Já para 2022 será de 0,1470%. E a projeção para 2023 é de 0,1594%, o que corresponde a uma elevação de 8,43%. “Isso significa que os repasses que vêm do Estado para o Município ficarão quase 8,5% maior do que os que estão entrando neste ano”, pontua o secretário, que esclarece ainda que isso não tem relação com a inflação, mas sim, resultados a maior de Cruzeiro do Sul.

 

O resultado se deve a uma maior produção do município, ou, a legalização dessa produção. “Começamos a ficar mais atentos e a fiscalizar mais de perto as empresas instaladas no nosso território. Tínhamos, por exemplo, uma determinada empresa que declarava R$ 100 mil, mas a movimentação no seu cartão de crédito era de R$ 1 milhão. As contas não fechavam, então, agimos para que isso fosse regularizado, alavancando, consequentemente, o retorno para os cofres públicos. Estamos reduzindo a sonegação”, conclui Dullius.

 

Diante disso, com esse aumento de ganho nos valores do IPM, o município não deve sentir a diminuição no retorno dos valores correspondentes ao  Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) direto, por exemplo, do combustível e da energia elétrica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 03/08/2022

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!