Na oportunidade a Administração também foi elogiada por parte da Funai pelo bom serviço que é oferecido ao grupo instalado no município.

Na tarde desta terça-feira, dia 15 de março, a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, que tem a frente o prefeito João Henrique Dullius, recebeu o cacique Gregório Antunes de Silva e integrantes da tribo indígena instalada às margens da RSC-453, nas imediações do Distrito Industrial, no Bairro São Rafael, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Emater-RS/Ascar, assessoria jurídica da prefeitura, e o procurador da República Fernando Machiavelli Pacheco, representando o Ministério Público Federal (MPF).

Na ocasião foi realizada uma avaliação dos serviços oferecidos às 33 pessoas que integram a referida aldeia. Entre os assuntos estavam a educação e o transporte das crianças que estudam nas escolas do município. Atualmente são seis crianças em idade escolar. Ainda, a respeito da exposição do artesanato que o município oferece junto a feira dos artesãos.

O procurador da República sugeriu que a Administração estude a viabilidade da doação de uma área de terra para futura realocação da tribo para um lugar mais seguro e regular, tendo em vista que a área ocupada atualmente, do Estado, é irregular. O Poder Executivo garantiu realizar um estudo a respeito da solicitação e voltar a se reunir com as lideranças indígenas para novas discussões.

Data de publicação: 17/03/2022

Créditos das Fotos: Márcio Steiner