Desde segunda-feira, dia 14 de março, a comunidade de Cruzeiro do Sul voltou a contar com transporte coletivo urbano, que não estava mais disponível desde 28 de fevereiro de 2021, quando a empresa prestadora dos serviços renunciou ao contrato de concessão.

Na expectativa de dar uma resposta à população e implementar o serviço com uma abrangência minimamente eficaz, levantou-se 12 trajetos com necessidade imediata de atendimento. Os mesmos poderão ser alterados conforme a necessidade da população e interesse público.

A empresa vencedora é a Transportes Piraí, de Lajeado, que destinará cinco veículos para realizar os 12 trajetos estipulados. Os veículos têm cor predominante branca e laranja e na lateral está fixado o brasão do município com o nome: Cruzeiro do Sul.

Para tornar o transporte viável, o município optou em aproveitar as novas linhas para fazer o transporte de alguns alunos que moram nas localidades abrangidas pelos roteiros diários. Porém, alguns pais não gostaram da medida e ingressaram com ação no Ministério Público para que seus filhos não utilizem o veiculo coletivo, questionando a idoneidade e gerando desconforto entre os demais usuários do transporte.

Diante disso a Administração Municipal esclarece que, mais de 80% dos alunos fazem uso de transporte escolar com veículos exclusivos. Porém, pelo principio da economicidade, alguns serão atendidos pelo transporte coletivo urbano, que também é utilizado pelos pais dos alunos e demais trabalhadores que se utilizam dos veículos coletivos para se dirigir ao trabalho. “Sem essa medida o transporte coletivo ficaria inviável”, salientou o secretário de Administração e Finanças, Volmir Dullius, alegando que a volta do transporte coletivo, especialmente no interior, era um anseio da comunidade e que foi solicitada pelos próprios vereadores, que são os representantes do povo, lamentando o preconceito existente contra os demais usuários do coletivo, por parte de alguns pais, que deveriam dar exemplo para os filhos.

Data de publicação: 16/03/2022

Créditos das Fotos: Divulgação