Na última quinta-feira, 29, o vice prefeito João Celso Fuhr, o Monga, esteve representando a Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, na segunda reunião de troca de informações entre as Defesas Civis das regiões do Vale do Taquari e Rio Pardo.

A ideia é que os órgãos estejam preparados e conectados, caso a região tenha novamente alguma situação adversa, como a cheia de julho de 2020. Na ocasião, um representante do Serviço Geológico do Brasil foi convidado a fazer apresentação mostrando o sistema usado para monitoramento dos volumes pluviométricos e fluviométricos da bacia Taquari-Antas.

O pesquisador em geociência e engenheiro hidrólogo, Franco Turco Buffon, responsável pela apresentação, afirma que a iniciativa das Defesas Civis do Vale do Taquari é diferenciada e muito importante. “Não adianta a gente fazer um trabalho isolado nessas ações de sistema de alerta contra eventos extremos, pois eu preciso compartilhar o conhecimento que eu tenho com todos”, comenta. Buffon explica que é importante que as cidades compartilhem as informações para que, quando o nível do rio subir nas partes mais altas do Vale, os municípios na parte mais baixa saibam a estimativa de elevação.

Data de publicação: 30/07/2021