Base para o novo educandário de Cruzeiro do Sul será concluída nesta semana

Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, foi realizada mais uma etapa do radier - um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área de uma construção - onde será instalada a nova escola do município de Cruzeiro do Sul, no Bairro Primavera. Nesta terça-feira (2) será colocado o concreto, ou seja, a parte final da base (radier) para a estruturação do educandário.

Finalizado o radier, o local estará pronto para iniciar o processo de instalação das paredes que irão compor a escola. Conforme o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Claiton Miranda, serão 14 salas de aula, com média de 40 metros quadrados, com capacidade para 25 alunos cada, mais os banheiros. Salvo os banheiros, as demais divisórias e paredes externas serão em madeira compensada dupla. O radier está sendo construído pela empresa Construschorr, vencedora de um processo licitatório.

As madeiras e outros materiais que irão compor as paredes serão doados por uma união de empresários, instigados por um grupo de reservistas do exército da região de Porto União-PR, que veio ajudar na limpeza e na reconstrução de Cruzeiro do Sul. Contudo é observado que a ajuda está vindo de diversas empresas catarinenses e do estado do Paraná, especialmente da cadeia produtiva da madeira.

Apesar do grande incentivo já vindo com a doação dos estados vizinhos, para a conclusão de toda a estrutura ainda são necessários outros materiais, como por exemplo, aberturas. Diante disso, há a possibilidade de doação a quem se interessar, até mesmo por intermédio de uma chave pix: criancanaescolacruzeirodosul@gmail.com.  “Quanto mais o projeto evolui, novos empresários e demais pessoas sensibilizadas com a causa, se engajam com a iniciativa”, assinala Miranda.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes, Anelise Assmann, a Nega, a nova escola deve atender os cerca de 400 alunos de turno integral.

Paralelamente, a Administração Municipal está locando um espaço para o retorno mais breve possível do turno integral. Será no antigo escritório e depósito das lojas Dullius, localizada no centro, e que também precisará de reformas e adequações, para retornar até o fim deste mês.

Data de publicação: 03/07/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner