Desde a tragédia natural que atingiu severamente o município de Cruzeiro do Sul no início de maio deste ano, a cidade recebe doações e serviço de voluntários de todas as partes do país.

É incontável o número exato de pessoas que já estiveram no território cruzeirense estendendo a mão para ajudar o próximo e por consequência na reestruturação do município. Diante disso, a Administração Municipal, que tem a frente o prefeito João Henrique Dullius, agradece a cada pessoa que esteve no município e auxiliou ou está auxiliando da maneira que pode.

Entre as ajudas que vieram de fora está a adoção de Cruzeiro do Sul por parte do município de Pomerode-SC, por meio da prefeitura local e apoio de empresários. Em duas etapas, Pomerode enviou maquinário, caminhões e cerca de 20 profissionais.

Outro grupo que ainda permanece no município e pretende ficar até o final deste ano, é a Aliança Evangélica. Já reconhecidos pelos seus tradicionais coletes de cor verde, desde o início da calamidade já passaram 438 voluntários pelo município. Há uma equipe constante com cerca de 60 a 80 pessoas na cidade. De acordo com as lideranças, a permanência dependerá do suporte que também é garantido por doadores.

A Aliança Evangélica está ajudando na limpeza e recuperação dos espaços de colégios e creches: na desobstrução de entulhos e escombros; limpeza de lama dos pátios, quadras e espaços externos, salas de aula, utensílios de cozinha, limpeza e remontagem de telhado; apoio no acolhimento lúdico e pedagógico aos professores e alunos.

Ainda, a cooperação com a Secretaria de Saúde, com apoio: no atendimento primário nas unidades de saúde, abrigos e visitas residenciais, realização de mutirões de saúde para atendimento focado, principalmente, em regiões mais desassistidas, apoio no cuidado dos pets, dentro das limitações e possibilidades da Aliança, contando com disponibilidade de voluntários veterinários.

Também a cooperação com as Secretarias de Assistência Social e Defesa Civil, com apoio e suporte, reinstalação e operação do novo local de funcionamento do Cras, apoio com cadastramento da população atingida a ser assistida pela administração municipal, apoio na organização e gestão de fluxo nos locais utilizados como depósitos pela prefeitura: São Rafael, Greu, Comunidade Católica; depósito de móveis e materiais de construção, apoio na elaboração e gestão de fluxo do cadastramento e distribuição de doações para reequipamento das casas das famílias que perderam tudo, planejamento e gestão da estrutura física, administrativa e programática dos abrigos do Clube XV de Novembro e Ginásio do Centro, com construção de unidades habitacionais familiares, espaços coletivos, espaços amigáveis para crianças, atividades para os abrigados, cursos e capacitações para geração de renda, entre outros, respondendo única, exclusiva e diretamente para a gestão pública do município de Cruzeiro do Sul.  Ainda, apoio na recuperação de espaços públicos tais como parques, pista de skate, trevo, entre outras.

Data de publicação: 25/06/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner