Semana passada a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece), fez um levantamento dos alunos de todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) para saber quantas famílias ainda estão residindo no município e precisam de creche. Das cem famílias atendidas anteriormente nas Emeis Dona Maria Julieta e Vila Zwirtes, 61 crianças ainda precisam do atendimento, pois muitas foram morar em Lajeado ou as mães não estão trabalhando. Sendo assim, na sexta-feira (21) foi realizada uma reunião com diretores, coordenação pedagógica e secretária da educação, para direcionar as crianças para outras escolas que tenham vagas, sempre respeitando o número estabelecido em Lei, de alunos por professor e o espaço  físico necessário para um atendimento de qualidade. Algumas vagas serão temporárias, devido a progressão de turma, o que será informado para os pais. A EMEI Trenzinho Alegre deve absorver 20 alunos, a EMEI Jacob Sehn, 14 alunos; Doce de Infância, 09 alunos e EMEI Novos Caminhos, 03 alunos. Já as crianças de PRÉ A, em torno de 15 alunos, serão atendidos no salão da Comunidade do Bairro Célia, junto ao prédio da EMEF Adelino Lopes da Silva.

A EMEI Trenzinho Alegre, localizada no Centro, e que vai receber o maior número de alunos, também foi atingida pela enchente, por isso passou por diversas reformas. Instalada em prédio alugado, da Comunidade Evangélica, a escola contou com diversas doações e mão de obra de pais e outros voluntários. Entre as melhorias realizadas está a substituição de uma parede de madeira por alvenaria e o piso de madeira por prontilaje, além da recuperação do piso de parquet, pintura interna e diversos móveis e brinquedos que precisaram ser substituídos.

Existe também a expectativa de acomodar todas as crianças de forma mais confortável, a partir da conclusão da escola que está sendo construída no bairro Cascata, através de uma parceria público privada. O sistema construtivo deve ser a base de madeira com paredes dupladas, agilizando a construção e barateando o processo. O sistema é bastante utilizado em Santa Catarina, de onde vem a maioria dos empresários envolvidos na iniciativa. No total devem ser instalados quatro módulos, somando 14 salas de aula e 878m2 de área coberta.

Data de publicação: 25/06/2024

Créditos das Fotos: arquivo