Grupo quis verificar presencialmente como estão as condições do município e elaborar conjuntamente um plano de reconstrução

Na tarde desta terça-feira, dia 4 de junho, o município de Cruzeiro do Sul recebeu em seu território uma comitiva de aproximadamente dez pessoas vinculadas ao Ministério da Saúde.
Vestindo roupas da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo a bordo de um helicóptero do Exército, desceu pouco antes das 15h nas dependências da Sociedade Recreativa e Esportiva (SRE) São Rafael. Dentre os presentes na comitiva estavam o secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, o diretor executivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – Cosems/RS, Diego Spindola e o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Márcio Garcia.
A recepção foi da secretária municipal da pasta, Patrícia Haenssgen, e dos servidores Givago Filter e Charlene da Silva Quadros.

Da sociedade, o grupo se dirigiu até a sede da secretaria, junto da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cleto Johner, no Centro. Neste ponto foram esclarecidos todos os problemas que a catástrofe natural trouxe para Cruzeiro do Sul, especialmente estruturais, e as possíveis soluções.

Proenço destacou a presença de profissionais de diversas áreas, como, da atenção primária, da atenção especializada, da vigilância sanitária e da Força Nacional do SUS, para verificar presencialmente como estão as condições do município e elaborar conjuntamente um plano de reconstrução. Que foram ouvidas necessidades do ponto de vista das unidades de saúde e feito um balanço de como foram as últimas ações do Ministério da Saúde. “A gente está plenamente disposto e à disposição para realizar as ações necessárias nessa etapa de reconstrução”, pontua.

Para a secretária municipal foi um momento importante nesse cenário delicado para que se pudesse discutir as necessidades locais da saúde, com o intuito de manter os cuidados da atenção básica e promover ações no sentido de qualificar o serviço e preservar a saúde física e emocional da população.

Data de publicação: 05/06/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner