A Secretaria Municipal de Estradas de Cruzeiro do Sul está enfrentando sérios problemas em decorrência do excesso de chuvas e limitação de material. O secretário, Sérgio Backes, o Tio, informou nesta segunda-feira, dia 3 de junho, que a chuva das últimas horas atrasou o trabalho e atrapalhou naquilo que estava sendo planejado. Durante a última semana, especialmente no sábado (1), o trabalho teve um bom rendimento e o resultado ficou bom.
Para esta segunda-feira (3) estava planejado o trabalho no Sangradouro da Lagoa, na localidade da Maravalha, na parte cruzeirense da estrada que segue na direção da Linha Herval, em Venâncio Aires, que está praticamente intransitável. Contudo, a condição climatológica não permitiu a execução, tendo agora que se aguardar que o clima firme e a estrada fique seca para nova intervenção. Além disso, também havia intenção de atender um travessão na localidade da Linha Sítio, onde a saída de algumas famílias está praticamente impossível com uso de carro de passeio, porém, o referido local necessita de, pelo menos, três dias de tempo seco para que o trabalho seja executado de maneira adequada.
Nesta terça-feira (4), com a melhora no tempo, serão realizados consertos na localidade de Três de Maio, ou seja, parte alta do município. Anteriormente já foram feitos consertos nas localidades de Boa Esperança Alta e Baixa e Arroio Grande, garantindo a trafegabilidade. “Pode não ser com a qualidade que gostaríamos, mas está trafegável”, assinala.
Backes observa que o grande problema está para a parte mais baixa do território cruzeirense, como as localidades de Santarém, São Miguel e Lotes, de difícil acesso, necessitando inevitavelmente que a condição climática ajude para que o serviço seja feito.
Outro agravante, de acordo com o secretário, é a falta de material para colocar nas estradas e acessos às propriedades rurais. “Os acessos para os agricultores também estão muito prejudicados devido a umidade e o volume acentuado de chuva”, observa.
Mas Sérgio Backes reforça que o trabalho vai continuar, para que dentro do menor prazo possível seja regularizado em termos de estradas.

Data de publicação: 05/06/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner