Ontem (23) a Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (ACICS) realizou uma reunião com representantes do Poder Público, para discutir as demandas do comércio, pós enchente.

O evento, realizado no restaurante Dona Laura, onde funcionava o Greu, contou com a participação do prefeito João Dullius, do Secretário de Administração e Finanças Leandro Johner e da procuradora geral do Município Adriana Schossler, além de vereadores e demais autoridades.

De momento, foi garantida a isenção do IPTU e dos Alvarás dos comerciantes atingidos pela enchente, para o próximo ano. Também foi aprovada a prorrogação do vencimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) das competências dos meses de abril, maio e junho de 2024, direcionando os respectivos vencimentos para 10 de julho, 10 de agosto e 10 de setembro de 2024. Ainda, prorrogados os parcelamentos de débitos tributários e não tributários que possuam parcelas a vencer nos meses de maio e junho de 2024, as quais terão vencimento, respectivamente, nos meses de agosto e setembro de 2024. Essa prorrogação inclui, em um momento inicial, outros impostos municipais que foram parcelados anteriormente.

O Poder Legislativo também se comprometeu a buscar apoio das demais Câmaras de Vereadores para solicitar uma dragagem emergencial do Rio Taquari, a fim de facilitar o escoamento das águas e reduzir a frequência das enchentes. Além disso, o Poder Público se comprometeu em buscar apoio nas esferas estadual e federal, para tentar a destinação de recursos para os empresários.

No dia 28, uma equipe estará realizando um mutirão para o levantamento dos impactos da enchente para os empresários. Será das 9h30min às 17h15min, também no restaurante Dona Laura. A ação contará com a presença do SEBRAE e tem como objetivo avaliar melhor a situação e buscar soluções eficazes.

Data de publicação: 27/05/2024

Créditos das Fotos: Paulo Junges