Tendo em vista o surgimento de fissuras em algumas partes do morro e no Centro de Cruzeiro do Sul, estão sendo realizados estudos para se chegar a uma conclusão do que está ocorrendo.

Diante disso, na quarta-feira, dia 22 de maio, a empresa Magma Geologia e Meio Ambiente, do município de Arroio do Meio, começou o processo de sondagem. Conforme o geólogo Gabriel Schwarzer, trata-se da perfuração do solo a uma profundidade de até 10 metros, ou até encontrar a rocha, sendo retirado o material e feita uma descrição dele.

Assim, também conforme o profissional, está começando um estudo aprofundado da região para verificar a possibilidade de deslizamento. Antes disso já ocorreram pareceres preliminares do movimento.

Serão de oito a 12 sondagens, em diferentes pontos. Assim, será possível saber um pouco mais a respeito das características geotécnicas do solo, para entender a sua resistência e como se comporta.

Além disso, Schwarzer explica que serão instalados piezômetros, que são equipamentos para medir pressões estáticas ou a compressibilidade dos líquidos. “Com isso vamos conseguir entender a variação do nível da água na região, pois a saturação do solo e o seu teor de umidade também são importantes para deflagrar os movimentos.

O geólogo frisa que a ideia é realizar um trabalho aprofundado para entender a dinâmica do movimento. Se é algo preocupante ou não. “A partir do entendimento da origem do movimento, trabalhar algumas ações mitigadoras para apontar se o local continua possível de ser ocupado de forma segura”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 24/05/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner

Compartilhe!