período para a declaração anual do rebanho será reduzido este ano, iniciando no dia 15 de abril e seguindo até 14 de junho.

A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada no estabelecimento, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros. No formulário de caracterização da propriedade, há campos como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais têm questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade, tipo de manejo, entre outros. 

A Declaração Anual de Rebanho produz um retrato mais detalhado sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul como: infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do estado. O produtor pode fazer a Declaração Anual de Rebanho e os ajustes de saldo dos animais diretamente no site www.produtoronline.rs.gov.br ou informar verbalmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária

Em Cruzeiro do Sul, o procedimento pode ser feito ao lado da Secretaria da Agricultura no horário de atendimento da prefeitura: de segunda a quinta das 8h às 12h e das 13h30min às 17h e nas sextas em turno único das 8h às 13h.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 16/04/2024

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!