Em Cruzeiro do Sul esse público representa 24% da população

Na terça-feira, dia 9 de abril, o município de Cruzeiro do Sul recebeu a enfermeira, coordenadora da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa, Cátia Elizandra Siqueira, e a psicóloga Bruna de Souza Araújo. A Unidade Especial é vinculada a Secretaria de Assistência Social do Estado.

O prefeito João Henrique Dullius e o secretário da Assistência Social e Habitação Adeildo Mello se fizeram presentes. O prefeito fez a abertura, agradecendo a presença dos representantes do estado, diante da importância do assunto a ser abordado.

Diversos atores que compõem a rede de proteção do idoso no município foram convidados a participar do encontro. A roda de conversa abordou a temática: Desafios e Impactos da Política do Idoso. O objetivo é fortalecer a rede do idoso local.

Em Cruzeiro do Sul o número de idoso é de aproximadamente 3 mil pessoas, o que representa em torno de 24,2% da população. Este foi um dos assuntos abordados, a inversão da pirâmide, ou seja, atualmente o universo de idosos está maior do que a população jovem. Além disso, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior número de pessoas com mais de 60 anos de idade.

Mello destacou que é essencial compreender esta característica para pensar a gestão do município no sentido de criar ações que respondam às demandas de uma vida digna, através de políticas públicas que garantam saúde e qualidade de vida para a população idosa.

A representante do governo do estado veio provocar ações e dar exemplos de possibilidades através do que o Conselho Estadual do Idoso executa. Assim, foi reforçada a importância dos conselhos municipais para pensar ações e também fiscalizar o que vem sendo posto em prática.

Data de publicação: 11/04/2024

Créditos das Fotos: Marcio Steiner